Cavalos

Cama de maravalha versus cama de borracha para cavalos. Qual é a melhor?

Cama de maravalha ou cama de borracha para cavalos, qual delas é a melhor?

Essa é uma dúvida muito comum entre apaixonados proprietários e criadores de cavalos principalmente os mais antigos, quando a paixão por cavalos e pela natureza, é uma tradição de família e o uso de camas de maravalha e ou serragem vem de gerações, uma época que ainda não existia cama de borracha para cavalos. .

Escolher a cama para as baias de cavalos sempre foi um desafio para quem tem cavalos ou cria cavalos, que, além de pensar na higiene, no conforto e bem-estar para o animal, tem que levar em conta o custo de manutenção e a facilidade de limpeza das cocheiras.

Estudos comprovam que o uso de uma boa cama para cavalo traz benefícios à saúde do equino, ao mesmo tempo, impacta positiva ou negativamente nos custos recorrentes de manutenção das baias. E nos gastos com preservação da saúde ou tratamento dos cavalos criados.

Neste artigo, resolvemos fazer um comparativo técnico entre duas das consideradas por muitos, melhores camas para cavalo. A tradicional cama de maravalha para cavalos e a tecnológica e inovadora cama de borracha para cavalo da Vedovati.

Vamos mostrar as vantagens e desvantagens da cama serragem/maravalha e do estrado de borracha. Para que assim você consiga escolher a melhor a cama para seus cavalos com mais facilidade.

Para começar nosso comparativo entre a cama de maravalha/cepilho e a cama/estrado de borracha para cavalos, naturalmente precisamos entender as duas.

A cama de maravalha ou cepilho para baia de cavalos

Maravalha, cepilho ou apara de qualquer tipo de madeira, maior que a serragem, pode ser obtida através de máquinas (plainas) para esse fim específico ou é o resíduo do processo de aplainar ou raspar madeiras para que fiquem planas e lisas, por isso muitas vezes podem vir junto com a maravalha pó de serra (poeiras), pauzinhos e até lascas de madeiras.

A a melhor delas é a maravalha de pinus. Que confere no produto final um odor mais agradável. E as que são passados por secador para esterilização e retirada da umidade e embaladas em fardos. A maravalha vendida a granel e fornecidas em caminhão são mais suscetíveis a fungos e bactérias. Conforme o tipo de madeira e pode ter sido utilizado tratamentos químicos e conter substâncias manchadoras.

A maravalha, serragem ou cepilho é uma das camas mais tradicionais e populares utilizadas em baias como cama para cavalos, principalmente próximo das regiões produtores em Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, estados do Nordeste usam muito também areia como cama para cavalos devido principalmente a facilidade de acesso e preço/custo.

Sendo muito usadas nas baias de hípicas, haras e jockeys.

As principais finalidades da cama de maravalha ou areia em baias de cavalos é absorver a urina, evitar o contato do cavalo com o piso, quando de cimento duro e áspero e proporcionar um conforto semelhante ao encontrado na natureza.

Além disso, a maravalha na baia/cocheira serve para aquecimento térmico principalmente em época e regiões frias na baia do cavalo.

Ela constitui um custo recorrente ao criador, visto que a maravalha/cepilho precisa ser substituída na cocheira com frequência.

Vantagens das camas de maravalha / cepilho nas baia para cavalos

Ela possui alguns benefícios e vantagens quando usada de cama na cocheira de cavalos. Algumas delas são:

  • Proporciona um bom conforto térmico.;
  • Absorve a urina;
  • Dependendo da região de fácil aquisição e baixo custo;

Entre todos os tipos de maravalha, a melhor delas é a maravalha de Pinus em fardos prensados. Que possui odor mais agradável e leva mais tempo para escurecer, tendo maior durabilidade.

Desvantagens das camas de maravalha para cavalos

No entanto, a maravalha para cavalos também possui suas desvantagens como opção de cama para cavalos. E que também devem ser conhecidas para assim permitir uma escolha mais consciente sobre a compra, ou não, da maravalha/cepilho para cavalos.

Desvantagens das camas de maravalha/cepilho para cavalos são:

  • Poeiras – camas convencionais são responsáveis por inúmeros afecções respiratórias ao promoverem a criação de um microclima repleto de partículas suspensas, que juntamente com o acúmulo de amônia (produzida a partir da ureia presente na urina do cavalo) são fatores pro-inflamatórios para o sistema respiratório;
  • Umidade, grande risco de problemas nos cascos. Ambientes úmidos favorecem cascos quebradiços; como na redução da incidência de processos infecciosos (bacterianos e/ou fúngicos), comuns em cocheiras com cama de serragem e ou carentes de higienização;
  • Desníveis e “buracos” na cama – os equinos têm o costume de ficar batendo as mãos, com isso espalha e afasta a maravalha, ocasionando irregularidades em sua superfície, associado ao peso e comportamento dos equinos em cocheiras potencializam o risco de lesões do aparelho locomotor, tais como entorses, inflamação de tendões, ligamentos e articulações. Além disso, ao deitar-se no piso duro de cimento podem ocorrer escaras na pele; podendo até causar doenças de cascos; e musculares
  • Atrai moscas, causando estresse nos cavalos;
  • Na urina existem bactérias que metabolizam a ureia em amônia, um cavalo com dieta desbalanceada ou com alto teor de proteíco vai acarretar mais uréia na urina. A amônia, provoca um cheiro forte que, aliado à poeira da cama convencional, pode afetar o trato respiratório do animal, causar crises de tosse e desencadear Obstrução recorrente das vias aéreas (ORVA), também conhecida como doença pulmonar obstrutiva crônica (D.P.O.C).
  • Trabalhosa, já que tem que ser retira constantemente a porção de maravalha encharcada de urina.

Desvantagens das camas de maravalha/cepilho para criador, haras ou mesmo proprietário de alguns cavalos:

  • Como diz o carioca “é uma aporrinhação” pesquisar, comprar, ficar sujeito a atrasos na entrega, ter que ter lugar para armazenar;
  • Custos de aquisição em alta devido a grande procura;
  • Escassez e dificuldade de aquisição para quem tem cavalos próximas capitais, grandes centros como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Recife e em regiões distantes de centros produtores;
  • Custo recorrente com a compra e troca de fardos de maravalha para as cocheiras;
  • Segundo especialistas, devem ser substituída totalmente ao menos a cada 15 dias;
  • Precisa ter um local para estocar/armazenar a maravalha limpa e a de descarte, com maior risco de atrair moscas e insetos;
  • De difícil descarte;
  • Maior dificuldade em épocas chuvosas.

Além disso, como os equinos em geral em cada micção urina entre 5 a 7 litros, por mais cuidado que se tenha é praticamente impossível manter a cama/baia seca.

Baia com cama úmida, molhada ou enxarcada é um ambiente propício para proliferação de bactérias, assim transformarem uréia em amônia.

O médico veterinário Henrique Noronha especialista em bem-estar recomenda quem usa cama de palha, maravalha e essas camas que são substituíveis, é ideal que substitua toda cama pelo menos uma vez por semana. Ao longo dos dias você limpa ela e no final da semana recolhe toda e coloca uma cama nova.

Ele ainda frisa que é importante fazer isso muito cedo, o mais cedo possível e deixe sem cama ao longo do dia para ventilar esse ambiente e retorno a colocar cama nova no fim do dia, isso deve ser feito pelo menos uma vez por semana. Mas a desinfecção completa pode ser feito uma vez por mês.

Escolhendo maravalha para cavalos: no que você deve ficar atento

É muito importante saber escolher corretamente a maravalha/cepilho para baia dos seus cavalos. Pois afinal, esse será um produto com durabilidade baixa, e que vai precisar de trocas recorrentes.

Assim, escolher bem a maravalha vai aumentar um pouco o tempo de durabilidade da mesma nas cocheiras. Você ganha mais tempo de uso e consegue postergar um pouco os custos com a troca de maravalhas.

De modo geral, sempre opine por maravalhas de pinus. Quanto a forma de entrega da maravalha, prefira sempre a maravalha seca em forno, limpa e esterilizada, bem prensada e em fardos.

Com essas dicas, já é possível comprar maravalha com muito mais qualidade.

Saiba mais: Amônia: Veja aqui como evitar na cocheira do seu cavalo!

Cama ou estrado de borracha para cocheira de cavalos

Já o estrado ou cama de borracha para cavalos é uma alternativa relativamente nova no mercado. É considerada nova em comparação a opções tradicionais de camas para cavalos, especialmente no Brasil, pois existe apenas há cerca de 25 anos.

Enquanto que a maravalha, por exemplo, é utilizada há muito mais tempo.

A cama de borracha para cavalos consiste em um estrado feito com borracha processada. Produzida placas de 1,00 x 1,00 m, que é instalado na baia de maneira simples e rápida.

Contém em sua composição pó de borracha proveniente da reciclagem de pneus e matéria prima que não passam pelo controle de qualidade das fábricas de pneus. Portanto, é um produtos altamente durável, resistente e ecológico.

Sua principal finalidade é ao contrário da cama de serragem/cepilho é, drenar urina e água, proporcionar um ambiente seco e mais higiene, saudável e confortável para o cavalo viver adequadamente.

Entretanto, a cama de borracha para cavalos possui recursos diferenciados graças a sua fabricação e material usado. E que conferem vantagens adicionais tanto para o animal quanto para o criador e tratadores/cuidadores dos cavalos e haras.

Que se traduzem, essencialmente, em maior economia de investimento e custos a longo prazo para o dono do cavalo, quanto em saúde e bem-estar ao animal.

Leia também: Pisos emborrachados para cavalos – Tudo o que você precisa saber!

Vantagens das camas de borracha para cavalos

Um estrado de borracha para cavalos é a opção tecnológica mais inovadora para o conforto e saúde dos equinos nas cocheiras.

Boa cama de borracha para cavalos confere diversos benefícios, para cavalo e para o dono do animal.

Pois além de conforto, bem-estar e saúde, geram economia de custos imediatamente após a instalação e seu investimento é recuperado a médio e longo prazo para o criador e ou proprietário de cavalo/haras/hípica.

Especialmente os Estrados de Borracha Vedovati, o EBV-30, disponível na versão com e sem furos, únicos desenvolvidos no país exclusivamente para utilização como camas para cavalos em cocheiras.

Benefícios e vantagens são:

  • Ar puro e agradável – garantir um ar de qualidade aos seus animais, enquanto embaiados, é fundamental para manutenção da saúde e obtenção de bons resultados, além de prevenir a Obstrução Recorrente das Vias Aéreas (ORVA), também conhecida como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (D.P.O.C) já que o cavalo não fica exposto à poeira orgânica
  • Controle da umidade. Esta é uma das principais vantagens sanitárias dos estrados de borracha. Ao garantir a total e correta drenagem da cocheira, proporciona* um ambiente seco aos cascos dos animais*. Isto, por sua vez, reflete positivamente tanto na qualidade dos cascos;
  • Estabilidade e Uniformidade do piso. Os estrados de borracha conferem um piso estável e uniforme, ideal para o bem estar e segurança de seu animal
  • Drenagem automática de líquidos como urina e água;
  • Boa ação antiderrapante, que evita problemas como escorregões que causam danos as patas do animal;
  • Super macio, protege e preserva os cascos do cavalo na cocheira;
  • Macio e com alta absorção de impacto, para garantir conforto e qualidade no descanso dos cavalos;
  • Fácil de limpar e higienizar, prevenindo o acúmulo de odores e moscas na cocheira;
  • Instalação rápida e fácil do estrados de borracha na cocheira;
  • Grande resistência e durabilidade do estrado de borracha, o EBV-30 possui durabilidade média de 8/10 anos.

Desvantagens das camas de borracha para cavalos

As camas de borracha para cavalos, em geral, não possuem grandes desvantagens. Especialmente quando comparadas com as opções tradicionais de camas para cavalos.

Porém é importante ressaltar que possuem um investimento inicial, dependendo do tamanho e da quantidade de baias e do custo com a cama tradicional o retorno do investimento se dá entre três e quatros anos. Porém, essa é uma desvantagem apenas para quem considera o curto prazo.

Claro, é fundamental optar por estrados de borracha para cavalos de alta qualidade e desenvolvida para cavalos nas cocheiras. Como é o caso do EBV-30, único estrado de borracha desenvolvido especialmente para cavalos.

Aliás a Vedovati Pisos é especializada em camas e pisos de borracha para animais como Salas de indução anestésica / salas de recuperação de equinos em hospitais veterinários, pisos antiderrapantes para transporte de cavalos, entre outros.

Este estrado é o produto ideal para quem deseja o máximo de conforto, bem-estar e promoção de saúde para seus cavalos. Já que outras opções presentes no mercado não são feitas sob medida para equinos.

As camas de borracha para cavalos duram anos, o EBV-30 tem uma durabilidade mínima de 08 anos. Já a maravalha precisa ser trocada a cada 15 dias em média, dependendo de quanto tempo o cavalo fica na baia, o que representa um gasto recorrente e eterno, que pode gerar dores de cabeça.

Sobretudo com os custos de instalação e também quando há escassez de maravalha dos fornecedores.

A cama de borracha ainda evita o desenvolvimento de diversas doenças nos cavalos. Que são traduzidos em economia com noites mal dormidas preocupado com o animal, fora gastos com veterinários, tratamentos e medicamentos.

EBV – Estrado de Borracha Vedovati serve para:

  1. Facilitar a vida de quem tem cavalos;
  2. Reduzir o trabalho de manutenção de baias;
  3. Eliminar/reduzir a cama tradicional;
  4. Economizar tempo e dinheiro;
  5. Proporcionar melhores condições de higiene e saúde;
  6. Evitar doenças de casco, alergias de pele e respiratórias;
  7. Reduzir gastos com medicamentos, decorrentes de problemas nos cascos e doenças respiratórias;
  8. Diminuir o estresse dos animais estabulados;
  9. Melhorar o bem estar e saúde do seu animal;
  10. Reduzir o odor e moscas.

Qual comprar: cama de maravalha versus cama de borracha para cavalos

Agora que você já sabe o que é a cama de maravalha para cavalos, e os estrados e camas de borracha para cavalos…

E também conhece os pontos fortes e fracos de cada um desses produtos, é hora do veredito final. Qual o melhor na hora de comprar, cama de maravalha para cavalos ou estrados de borracha?

Se o criador/haras ou proprietário dos cavalos deseja garantir certo conforto e bem-estar para o animal, tem facilidade de obter serragem e não se importa com os gastos recorrentes, normalmente opta pela maravalha.

Porém, você que é apaixonados por cavalos e quer eliminar o trabalho (a aporrinhação) das camas tradicionais, facilitar o manejo e melhorar as condições de saúde dos seus cavalos, o estrado/camas de borracha é a sua melhor solução.

Obtendo economia com custos de manutenção das cocheiras e prevenção e tratamento de doenças dos animais por anos…

Então o estrado de borracha para cavalos EBV-30 é sem sombra de dúvidas a melhor opção .

Peça seu orçamento já para as melhores camas de borracha para cavalos

Não espere mais para ter o melhor tipo de cama para cavalos nas suas cocheiras.

No link abaixo você pode entrar em contato com a nossa equipe agora mesmo para pedir seu orçamento do EBV-30.

E assim, garantir a melhor cama de borracha para cavalos do Brasil. A única desenvolvida exclusivamente para promover saúde e qualidade de vida para os seus cavalos.

E que vão durar por no mínimo 8 anos sem qualquer deformidade ou perda de qualidade. Gerando uma economia e retorno do seu investimento sem precedentes.

Dê hoje mesmo o melhor conforto possível para o seu cavalo.

Ficou alguma dúvida em relação as vantagens e benefícios e cada um? Ligue para nós! Não hesite em nos ligar.

➥ Quero fazer meu orçamento pelo EBV-30 agora mesmo
Compartilhar

Postagens recentes

7 Motivos para escolher os pisos Vedovati em academias

Ao projetar uma academia, a escolha do piso é uma das etapas mais cruciais para…

% dias atrás

7 dicas para atrair mais alunos para sua academia

Se você é dono de academia, sabe o quanto é importante manter sua clientela e…

% dias atrás

Benefícios do uso do piso de borracha para gado de corte

O bem-estar animal é uma preocupação crescente no setor de produção de alimentos. E para…

% dias atrás

Como a Vedovati pode ajudar na melhoria do bem-estar animal em fazendas de gado leiteiro

A Vedovati é uma empresa especializada em soluções para a pecuária, incluindo produtos para melhorar…

% dias atrás

Como o manejo sanitário impacta a produtividade na criação de gado leiteiro

A criação de gado leiteiro é uma atividade de extrema importância para a economia do…

% dias atrás

Porquê usar pisos de borracha Vedovati para sua fazenda ou haras: 6 razões essenciais

Os pisos de borracha Vedovati são, a cada dia, mais apontados como uma excelente alternativa…

% dias atrás