Você já sabe quais são as principais diferenças entre as raças de cavalos Quarto de Milha e Mangalarga?
Sem dúvidas, os cavalos destas raças estão entre os mais valiosos, bonitos e amados de todo o Brasil. E praticamente não existe um criador de equinos que não deseja, ou não tenha, cavalos Quarto de Milha ou da raça Mangalarga Marchador.
Presente entre as principais raças de cavalo no mundo, estas duas têm muitas características semelhantes. No entanto, igualmente possuem diferenças que todo criador fará bem em conhecer.
Nas próximas linhas deste conteúdo inédito, vamos mostrar para você quais são as diferenças principais entre Quarto de Milha e Mangalarga Marchador.
Para começar, as raças Mangalarga Marchador e Quarto de Milha possuem diferenças na sua origem e história.
Imagem: Quarto de milha
A origem dos cavalos Quarto de Milha no mundo ocorreu nos Estados Unidos. A partir da chegada dos europeus no continente por volta do ano de 1611. Na época, os europeus promoveram o cruzamento dos cavalos trazidos pelos ingleses e espanhóis com os cavalos locais indígenas, os mustangs.
Dos Mustangs com, predominantemente, cavalos da raça Puro Sangue Inglês, originou-se um cavalo muito musculoso, rápido e compacto. O registro genealógico do cavalo Quarto de Milha começou em 1941, no Texas.
Já no Brasil, o cavalo Quarto de Milha começou a ser presente a partir de 1955, quando a Swift-King Ranch (SKR) localizada na cidade de Rancharia-SP, Fazenda Bartira importou seis exemplares da raça. A finalidade inicial da SKR era trazer os animais para criação própria.
Posteriormente, à medida que banqueiros, empresários, criadores e investidores conheceram a raça, os mesmos passaram a pressionar para que a Swift-King Ranch lhes vendessem alguns exemplares.
Com isso, o rancho passou a vender alguns potros da raça, que então foram criados e postos para reprodução. Depois disso, a expansão da presença do Quarto de Milha em todo o Brasil foi muito rápida.
Os apaixonados pelo cavalo quarto de milha se uniram na mesma paixão e formaram a ABQM – Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha, em 15 de agosto de 1969 no Parque da Água Branca, em São Paulo.
A ABQM encerrou suas atividades no Parque da Água Branca em 30 de Novembro de 2020.
Leia também: Cavalo Quarto de Milha: 8 motivos para você amar ainda mais
Imagem: Mangalarga Marchador
Já os cavalos da raça Mangalarga Marchador tem origem no no Brasil, mais precisamente na região do Sul de Minas. A raça se originou a partir do cruzamento de cavalos Alter da raça Andaluza, com cavalos selecionados já presentes na região.
Os exemplares da raça Alter que foram usados para a origem do Mangalarga Marchador saíram da Coudelaria de Alter do Chão, em Portugal.
O veterinário Rômulo Baião em entrevista ao G1 explica que existem várias histórias que explicam o motivo da raça ter recebido esse nome.
“São várias versões para o nome Mangalarga Marchador, mas a mais aceita está relacionada a uma fazenda chamada Mangalarga, no Rio de Janeiro. O dono adquiriu os cavalos da família Junqueira, no Sul de Minas, aí quando alguém se interessava pelos animais, procuravam pelos cavalos da fazenda Mangalarga, daí o nome. Já o nome Marchador, é porque esses cavalos marcham, ao invés de trotar”
A raça Mangalarga Marchador possui sua própria associação de criadores dos cavalos no Brasil. É a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM), fundada no ano de 1949.
Leia também: Cavalo Mangalarga Marchador – Saiba tudo sobre a raça!
Existem mais pontos em que existem diferenças entre as raças de cavalos Quarto de Milha e Mangalarga. Dois desses pontos são as características físicas e a personalidade dominante dessas raças de cavalo.
Para entender melhor esses dois pontos diferentes, continue lendo abaixo.
Os cavalos da raça Quarto de Milha possuem uma altura considerada média entre os equinos, cerca de um metro e meio. A raça é classificada como médio para grande porte entre as raças de equinos.
Um detalhe físico que chama a atenção de muitos no Quarto de Milha é que eles têm uma cabeça pequena. Porém, essa característica de forma alguma é um sinal de que a raça tenha alguma fraqueza.
Afinal, essa raça de cavalo, saudável e bem cuidadosa, costuma apresentar um corpo muito musculoso e forte. E que causa um grande impacto visual onde quer que ele seja visto, principalmente em apresentações, leilões e esportes com cavalos.
Quanto ao seu temperamento, os cavalos Quarto de Milha são naturalmente dóceis, rústicos e inteligentes.
Os cavalos Mangalarga Marchador possuem uma altura que varia um pouco mais que o Quarto de Milha. Em média, um cavalo dessa raça tem cerca de 1,47m a 1,57m de altura na cernelha.
Isso faz dele também um cavalo enquadrado como de médio a grande porte. É um cavalo muito forte no tronco, garupa e membros frontais e traseiros. Sua frente é leve, com um pescoço triangular bem dirigido e descarnado, e sua paleta é inclinada e comprida.
O resultado desse cruzamento foi um cavalo que possui porte elegante, grande docilidade e inteligência, beleza plástica e temperamento apropriado para montaria e outros esportes.
As raças de cavalos Quarto de Milha e Mangalarga Marchador também tem diferenças nas finalidades em que são mais utilizadas. Ou seja, nas aplicações e práticas a que os criadores inserem estes animais magníficos.
Conheça abaixo as funções principais de cada raça e suas diferenças.
Os cavalos da raça mangalarga Marchador são preferidos no uso em cavalgadas e passeios longos por trilhas. Pois seu trote, de tríplice apoio, possibilita muito mais conforto a quem está cavalgando.
Durante a marcha, o mangalarga marchador alterna entre passadas laterais e diagonais. As patas traseiras traçam um semicírculo quando impulsionam o movimento do trote. Proporciona uma cavalgada confortável, pois sua marcha evita a transmissão de impacto para o cavaleiro.
Essas características fazem do Mangalarga um excelente cavalo para montaria, esportiva ou não. Quanto a personalidade, essa raça de cavalos é muito dócil e fácil de ser adestrada e treinada, também por sua inteligência.
O mangalarga marchador, o cavalo de sela brasileiro é considerado segundo especialistas como o mais cômodo e confortável do mundo. Pois quem monta não sente o impacto das suas passadas, já que o cavalo mantém os três membros apoiados ao invés de dois.
Por isso, o cavalo da raça mangalarga marchador é ótimo para cavalgadas, passeios e trabalho. O veterinário Rômulo Baía diz que o cavalo Mangalarga Marchador é o mais confortável para montaria. Além da marcha trotada que destaca a raça, alguns cavalos da raça são considerados marchadores.
Por conta dessas características, entre outras, o mangalarga marchador é um ótimo cavalo para montaria.
A força, resistência e docilidade do mangalarga também favorece seu uso como um cavalo para passeios compridos. Não é à toa que a raça é conhecida, com justiça, como o Cavalo de Sela do Brasileiro. E um dos principais, senão o principal, cavalo de sela de todo o mundo.
A garupa forte permite arranques explosivos e rápidos, o que faz do mangalarga marchador interessante também para alguns esportes.
A sua docilidade permite que ele possa ser usado para passeios leves e seguros para crianças por exemplo, e na hipnoterapia.
Nos esportes, o cavalo mangalarga marchador se sai bem em modalidades como:
Já os cavalos da raça Quarto de Milha também podem ser usados para passeios de lazer, mesmo de crianças. Pois entre as características da personalidade deste cavalo está a sua docilidade.
É simplesmente uma das raças de cavalo mais rápidas do mundo, sendo ideal para muitos esportes. Pois o animal consegue realizar mudanças de direção e paradas bruscas, seguidas de arranques, com grande agilidade.
Para a prática de vaquejadas, não existe cavalo mais rápido e melhor capacitado que o Quarto de Milha. Além das vaquejadas, o cavalo ainda se sai muito bem em provas como:
O cavalo Quarto de Milha ainda é um excelente cavalo para trabalho no campo, em fazendas. Criadores de gado no Brasil, sobretudo gado de corte, costumam preferir esta raça de cavalo para o trabalho de cuidado e pastoreio dos bovinos.
Leia também: 7 Dicas essenciais para manter seu cavalo saudável
Independente se você tem cavalos quarto de milha e/ou mangalarga, você deve querer o bem-estar, conforto e qualidade de vida paras seus cavalos, além disso praticidade e economia
Agora você conhece algumas das principais diferenças físicas e de finalidades das raças de cavalos Quarto de Milha e Mangalarga.
Mas, independentemente das diferenças, as duas raças, assim como todas, precisam de conforto e qualidade de vida nas baias.
Sem isso, é impossível proporcionar bem-estar, descanso adequado e mais saúde para os seus cavalos.
Para garantir essa qualidade, você deve abandonar soluções velhas para baias de cavalos, que podem causar problemas aos animais.
E como você pode fazer isso? Bom, para começar, abandone as tradicionais e trabalhosas camas de cavalo (serragem, maravalha, areia) pelas modernas camas de borracha para cavalos.
Pois como já mostramos em um comparativo das camas tradicionais versus as camas de borracha para cavalos, os estrados de borracha superam em muito qualidade, conforto, segurança e bem-estar do que opções tradicionais.
No link abaixo, você pode saber mais sobre o EBV-30 Estrado de Borracha Vedovati, a melhor cama de borracha para cavalos, exclusivamente desenvolvida para cavalos e para você que quer praticidade e economia.
Ao projetar uma academia, a escolha do piso é uma das etapas mais cruciais para…
Se você é dono de academia, sabe o quanto é importante manter sua clientela e…
O bem-estar animal é uma preocupação crescente no setor de produção de alimentos. E para…
A Vedovati é uma empresa especializada em soluções para a pecuária, incluindo produtos para melhorar…
A criação de gado leiteiro é uma atividade de extrema importância para a economia do…
Os pisos de borracha Vedovati são, a cada dia, mais apontados como uma excelente alternativa…