Cavalos

Como fazer a limpeza da cocheira de cavalos corretamente

Manter a limpeza da cocheira é fundamental para garantir saúde, qualidade de vida e bom desempenho dos cavalos, afinal, esse é o ambiente em que eles passam grande parte do tempo. Apenas um dia sem esse cuidado já é suficiente para o local se tornar nocivo aos animais, devido ao acúmulo de fezes de urina que colabora para a proliferação de diversas doenças.

Como acomodação dos cavalos, a baia deve estar sempre bem arejada, limpa e confortável para que os animais possam descansar e se proteger. Será que você tem feito isso corretamente? Reunimos algumas dicas  para conservar a limpeza da cocheira e manter seus cavalos sempre saudáveis bem protegidos. Prepare suas luvas, botas e máscara!

Retire os resíduos duas a três vezes por dia

Limpe diariamente o piso para evitar o acúmulo de fezes e urina. Todo estrume retirado durante a limpeza da cocheira deve ser depositado em uma esterqueira, longe da baia ou pavilhão do haras para não atrair moscas e evitar a transmissão de doenças.

Mantenha os cochos e bebedouros sempre limpos

Retire restos de alimentos dos cochos de ração, limpe com uma escova e água corrente a cada refeição, evitando que os resíduos da comida apodreçam e sejam ingeridos pelo animal. Os bebedouros de cimento acumulam mais sujeira do que os de ferro, fibra ou plástico, sendo estes mais fáceis de limpar.

Não se esqueça do teto e paredes para uma limpeza da cocheira completa

Apesar das controvérsias a respeito das teias de aranha, que são úteis para prender os insetos, é bom retirá-las para manter o local mais limpo. Para isso, utilize uma “vassoura” de fogo (tipo de maçarico ou lança-chamas ligado a um botijão de gás), passando-a lentamente no teto e nas paredes, a fim de queimar e eliminar por completo todas as teias e espantar aranhas e outros insetos. Mas é importante contar com ajuda de pessoas experientes para evitar acidentes. Após esse processo, utilize uma vassoura comprida para retirar o que sobrou, mantendo o teto da cocheira claro e livre de pó e sujeira.

Precauções:

  • Não passe a “vassoura” de fogo na rede elétrica e em materiais combustíveis (madeira, plástico e fios).
  • Após o uso, feche o registro do botijão.

Troque a cama tradicional por uma cama de borracha para facilitar a limpeza da cocheira

As tradicionais camas para cavalos (serragem, areia, maravalha, etc.) acumulam fezes e urina, atraindo moscas e a proliferação de micro-organismos causadores de diversas doenças. Sem contar que a urina dos equinos apresenta um cheiro mais forte porque é rica em amônia. Quando aliada à poeira da cama convencional, tem seu odor intensificado, o que pode desencadear problemas respiratórios nos equinos, como Obstrução Aérea Recorrente (OAR) e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), afecção muito freqüente em cavalos atletas, cujos principais sintomas são: diminuição da performance, intolerância ao exercício, dispnéia expiratória, tosse e perda de peso nos casos crônicos mais graves.

É por isso que essas camas têm sido cada vez mais substituídas pelas camas de borracha Vedovati, os chamados estrados de borracha. Recomendados por veterinários, eles são preferências em estábulos de primeiro mundo porque garantem a drenagem automática da urina. Além de mais higiênicos, também possibilitam uma limpeza completa da cocheira.

O EVB, estrado de borracha desenvolvido pela Vedovati Pisos, por exemplo, suporta altas temperaturas (aproximadamente 80º C), o que permite a desinfecção do local por meio de água quente, vapor e vassoura de fogo. Esse cuidado é muito recomendado uma vez por semana, porque o calor elimina de forma mais eficiente germes, bactérias, ácaros e vírus de paredes, chão, teto e outras partes da cocheira. Consequentemente, o ambiente fica livre da proliferação de doenças infectocontagiosas.

Você deve estar se perguntando: será que o meu cavalo não vai estranhar a troca da cama tradicional por um estrado de borracha? Para evitar uma mudança brusca, pode ser feito um processo de adaptação, ou seja, instalar o estrado de borracha na(s) baia(s) e colocar a cama tradicional em cima do estrado. Depois, é só retirar o material aos poucos, até que reste apenas a borracha.

O estrado de borracha Vedovati foi desenvolvido para oferecer o máximo conforto aos equinos e eliminar o risco de escaras ou acidentes.Basta uma simples pesquisa para se convencer de que não há no mercado cama para cavalos mais confortável! Os animais chegam a se deitar no piso para dormir, algo incomum em pisos convencionais. Além disso, ainda proporciona mais economia e praticidade para você, criador ou proprietário.

Quer saber mais sobre os estrados para cavalo da Vedovati Pisos? Fale com um de nossos consultores que lhe ajudaremos a escolher a melhor opção para deixar a cocheira dos seus cavalos sempre limpas e confortáveis.

Compartilhar

Postagens recentes

7 Motivos para escolher os pisos Vedovati em academias

Ao projetar uma academia, a escolha do piso é uma das etapas mais cruciais para…

% dias atrás

7 dicas para atrair mais alunos para sua academia

Se você é dono de academia, sabe o quanto é importante manter sua clientela e…

% dias atrás

Benefícios do uso do piso de borracha para gado de corte

O bem-estar animal é uma preocupação crescente no setor de produção de alimentos. E para…

% dias atrás

Como a Vedovati pode ajudar na melhoria do bem-estar animal em fazendas de gado leiteiro

A Vedovati é uma empresa especializada em soluções para a pecuária, incluindo produtos para melhorar…

% dias atrás

Como o manejo sanitário impacta a produtividade na criação de gado leiteiro

A criação de gado leiteiro é uma atividade de extrema importância para a economia do…

% dias atrás

Porquê usar pisos de borracha Vedovati para sua fazenda ou haras: 6 razões essenciais

Os pisos de borracha Vedovati são, a cada dia, mais apontados como uma excelente alternativa…

% dias atrás