Como reduzir o stress mental entre cavalo e cavaleiro

Para reduzir o stress mental, entenda como as pausas e relaxamentos nos treinos são fundamentais para um melhor desempenho do cavalo e do cavaleiro.

Já parou para observar quantas vezes e com que frequência você e seu cavalo experimentam algum momento de stress? Infelizmente, a resposta mais comum é que todos estamos estressados o tempo todo, incluindo os cavalos. A prática do hipismo exige um controle do corpo e da mente de uma forma bem diferente de outros esportes, como o surfe, por exemplo, onde o relaxamento é mais fácil de ser alcançado.

Muitos cavaleiros buscam a perfeição em suas práticas com um nível de exigência e perfeccionismo altíssimo. Isso traz muitos benefícios, obviamente, mas gera um custo alto para os cavalos e, também, para os cavaleiros.

Embora os exercícios sejam muito particulares e individuais, pois isso depende do objetivo de cada cavaleiro, é possível oferecer algumas técnicas de relaxamento. Você precisa criar períodos intermitentes de alívio. É preciso parar e sentir bem sempre que atingir um certo nível de stress, para alcançar o equilíbrio.

Vamos usar um exemplo. Digamos que você está fazendo uma trilha para escalar uma montanha muito alta. Para conseguir chegar até lá em cima, você deve se preparar fisicamente para isso. Agora imagine os dois cenários a seguir:

Cenário 1: Conforme se exercita, você se cansa e precisa descansar. Mas em vez disso, você não para e continua se exercitando. Como resultado você terá lesões e ferimentos, não podendo mais se exercitar até que o corpo se restaure.

Cenário 2: Você está se exercitando bastante, mas fica cansado e decide parar por alguns minutos para recuperar o fôlego. Após alguns momentos, você se sente pronto para recomeçar os exercícios. Se fizer isso por vários meses, notará que sua resistência será cada vez maior e você se cansará cada vez menos. O que aconteceu aqui? Você balanceou o stress com a sensação de descanso e, como resultado, desenvolveu uma maior habilidade de controle do stress.

Todos nós queremos nos sentir bem. E a chave para isso em nossas vidas estressadas está justamente no controle do stress. Sentir-se bem não é um luxo, é uma necessidade do corpo, mente e alma. Infelizmente, muitas pessoas não enxergam os sentimentos positivos como uma necessidade. Não deixe que os momentos de descanso e relaxamento escapem de você e do seu cavalo. Ele precisa se sentir bem durante os treinos ou nunca atingirá seu verdadeiro potencial.

A boa notícia é relaxar e sentir-se bem leva só alguns momentos. Você pode aguentar horas de stress se fizer pequenas pausas para relaxar e aliviar as tensões. Atletas olímpicos passam incontáveis horas de stress em seus treinos, mas eles tiram momentos para descansar e relaxar a fim de conseguirem ir mais longe. Encontre um momento para você e seu cavalo relaxarem e aliviarem a tensão dos treinos. Faça pausas para respirar, ouça uma música relaxante e deixe seu cavalo se acalmar juntamente com você. O descanso deve ser uma prioridade tanto quanto os treinos. Dessa forma, quando nos sentimos bem e relaxados, podemos ir mais longe e alcançar melhores resultados.

Às vezes, tudo o que você precisa para ter um desempenho melhor com seu cavalo, é permitir a vocês dois momentos de relaxamento e diversão.

Ver comentários

  • Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
    Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito no desenvolvimento pessoal.
    Obrigado

Compartilhar

Postagens recentes

7 Motivos para escolher os pisos Vedovati em academias

Ao projetar uma academia, a escolha do piso é uma das etapas mais cruciais para…

% dias atrás

7 dicas para atrair mais alunos para sua academia

Se você é dono de academia, sabe o quanto é importante manter sua clientela e…

% dias atrás

Benefícios do uso do piso de borracha para gado de corte

O bem-estar animal é uma preocupação crescente no setor de produção de alimentos. E para…

% dias atrás

Como a Vedovati pode ajudar na melhoria do bem-estar animal em fazendas de gado leiteiro

A Vedovati é uma empresa especializada em soluções para a pecuária, incluindo produtos para melhorar…

% dias atrás

Como o manejo sanitário impacta a produtividade na criação de gado leiteiro

A criação de gado leiteiro é uma atividade de extrema importância para a economia do…

% dias atrás

Porquê usar pisos de borracha Vedovati para sua fazenda ou haras: 6 razões essenciais

Os pisos de borracha Vedovati são, a cada dia, mais apontados como uma excelente alternativa…

% dias atrás