Categorias: Cavalos

Pisos emborrachados para cavalos – Tudo o que você precisa saber!

É inegável que as camas e os pisos emborrachados para cavalos oferecem mais conforto e contribuem muito para a saúde do seu cavalo. Ao optar por uma cama emborrachada, você está garantido o bem-estar do animal e prevenindo doenças que podem ser causadas por camas de maravalha, serragem e  pisos por onde os cavalos normalmente andam feitos de cimento.

Quem possui cavalos sabe que uma das grandes preocupações é oferecer ao animal um ambiente confortável para que ele possa descansar, ser tratado e se locomover com segurança. E neste quesito, considerando também a manutenção das cocheiras, é imprescindível que os pisos dos corredores e baias sejam emborrachados.

Quando aplicados em corredores de passagem, no haras, baias ou outros locais, os pisos de borracha facilitam no cuidado do espaço e ajudam no conforto dos animais.

Benefícios dos pisos emborrachados para seu cavalo

Bastante conhecidos e utilizados na Europa e EUA há muitos tempo, os pisos emborrachados para cavalos foram introduzidos no Brasil pela Vedovati há mais de 20 anos.

A secura e a limpeza são essenciais para pisos equestres

Os pisos emborrachados para cavalos em baias possibilita a drenagem automática da urina devido aos “pés” na face inferior, por isso, oferece uma superfície que impede o acúmulo de umidade e minimiza os vapores de amônia, mantendo a superfície da cocheira seca.

Cavalos não gostam de ficar sobre pisos molhados. Além de ser uma preferência do animal, isso traz mais segurança. É por isso que a cama de borracha é a melhor opção para haras, hospitais veterinários, centros de treinamentos equestres e equoterapias.

A capacidade de manter a temperatura ambiente torna a cama e os pisos de borracha ótimo sistema de revestimento equestre

Como a cama de borracha não sofre variações de temperatura (como acontece com o concreto ou aço), ela oferece uma superfície mais agradável, assim, o EBV – Estrado de borracha em baias ajuda o cavalo a manter o corpo aquecido quando se deita, o que é imprescindível para o conforto do animal.

Maciez, flexibilidade e absorção de impacto são essenciais para pisos equestres

As patas e os cascos dos cavalos são as partes do corpo que primeiro recebem o impacto da corrida, de uma simples caminhada ou mesmo o suporte de seu peso. Por esse motivo, merecem cuidados especiais para evitar problemas futuros. Como os cavalos não usam tênis como você, forre com borracha os ambientes concretados por onde eles circulam.

Pensando nisso, o ideal é revestir baias com cama de borracha e corredores de baias com pisos de borracha (ou pisos emborrachados), pois eles são macios e absorvem o peso e o impacto dos cavalos, possuem design e tecnologia que garantem a maciez e flexibilidade por muitos anos. Além dos pisos, outra alternativa interessante é revestir as paredes das baias para absorver o impacto dos coices dos cavalos.

Os pisos emborrachados para cavalos são bons para você também

É importante lembrar que o EBV não oferece um piso limpo e confortável apenas para o seu cavalo, ele é bom para você também. Menos gastos com limpeza, menos reparos e manutenção são algumas das vantagens que você terá.

Pisos emborrachados nas baias de cavalos

Fazer a manutenção correta da baia do seu cavalo é a maneira mais eficaz e inteligente de reduzir seus custos e manter a boa saúde do animal.

Muito além de simples lavagem e troca de materiais, os cuidados com os detalhes na baia/cocheira podem prevenir inúmeras doenças, ampliam o bem-estar e conforto do cavalo e podem significar mais momentos de interação e afinidade com seu companheiro equino.

E um dos detalhes mais importantes da baia/cocheira é, sem dúvida, a cama do cavalo. Responsável por suportar o peso do animal, juntamente com urina e esterco, a cama da baia precisa ser ao mesmo tempo resistente, flexível e de fácil manutenção.

Baias/cocheiras com camas tradicionais de serragem/maravalha, feno, areia ou palha são muito mais difíceis de limpar do que as com o piso EBV – Estrado de Borracha Vedovati, que oferece mais conforto, higiene e ajuda a prevenir doenças.

Com os pisos de borracha Vedovati o ambiente fica mais seguro para os cavalos, além de facilitar a higienização do local.

As principais características que tornam os pisos de borracha indicados para o local em que seu cavalo fica são a flexibilidade e maciez, que absorve o impacto causado pelos cascos dos animais, principalmente quando ferrados; a proteção para o piso de cimento, o que leva a uma redução nos gastos com manutenção; facilidade de instalação, já que são práticos e simples.

Manutenção da cama tradicional

É recomendável examinar a cama do seu animal no mínimo duas vezes ao dia, (isso vai depender do tempo que fica estabulado) preferencialmente de manhã e à tarde. Use o garfo para retirar o esterco e todas as partes da cama molhada pela urina.

Coloque tudo em carriola, que posteriormente será levada para uma esterqueira onde devem ser jogados estes restos.

A esterqueira deve ser localizada longe das baias para não atrair moscas e evitar a transmissão de doenças. Isto também evita que o odor se propague e deixe as cocheiras com um aspecto ruim tanto para você quanto para o animal, considerando que o cheiro da urina misturada com a serragem é ácido e desagradável.

Gases tóxicos como a amônia e metano causam irritação das vias aéreas além de deprimir a motilidade ciliar e retardar o mecanismo de clearance mucociliar, diminuindo a eficácia deste mecanismo de defesa (RUSH; MAIR, 2004), já que, de acordo com o médico veterinário Rodrigo Rolim, o cheiro forte da amônia presente na unira pode afetar o trato respiratório do animal, causar crises de tosse e desencadear doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

A médica veterinária Karina Calciolari ressalta que as afecções do sistema respiratório são a segunda causa de queda de desempenho e afastamento dos equinos do esporte ou trabalho, ficando atrás somente das desordens musculoesqueléticas. A estabulação e alimentação a base de fenos predispõe os equinos a inalação de grande número de agentes irritantes as vias aéreas.

Quando alguma parte da cama for retirada, esta deve ser reposta com o mesmo material para evitar desníveis que comprometam sua qualidade e problemas locomotores. Por exemplo: quando a serragem fica umedecida pela urina e esta for retirada, complete com a mesma quantidade e deixe tudo nivelado usando o próprio garfo.

Manutenção com a cama de borracha “EBV”

A cama de borracha é o único material que pode ter uma higienização diária eficiente. Assim como na cama tradicional, baias com cama de borracha (EBV – Estrado de Borracha Vedovati) devem ser limpas no mínimo duas vezes por dia, preferencialmente de manhã e à tarde. Deve se adotar dois sistemas de limpeza, uma limpeza diária e uma semanal.

Na limpeza diária, inicialmente deve-se recolher as fezes com uma pá e depois lavar os estrados preferencialmente com água e detergente neutro, seguido de hipoclorito de sódio a 1% utilizando uma lavadora de alta pressão. Caso não possua essa lavadora, esfregue com uma vassoura, levante as placas e lave por baixo para escorrer bem a urina e resíduos de fezes para o ralo de drenagem, utilizando novamente água e detergente neutro.

Na limpeza semanal, após proceder o sistema de limpeza diária, retire os estrados da baia e lave bem o piso e as paredes com uma lavadora de alta pressão ou com uma vassoura. A borracha também pode ser higienizada com vassoura de fogo.

A grande vantagem é que o EBV, a cama de borracha para cocheira possibilita a drenagem automática da urina, além de sua enorme durabilidade, o que gera uma grande economia na manutenção da baia.

Limpeza do teto

Apesar das controvérsias a respeito das teias de aranha, que são úteis para prender os insetos, estas não apresentam um aspecto higiênico, por isso é sempre bom retirá-las.

Você pode utilizar um lança-chamas para eliminar por completo todas as teias, aranhas e outros insetos, porém cuidado: você deve contar com ajuda de pessoas experientes para evitar acidentes. Após este processo, utilize uma vassoura comprida para retirar o que sobrou, mantendo o teto da baia claro e livre de pó e sujeira.

 

Cuidado com cochos e bebedouros

Devem ser lavados diariamente utilizando água corrente.

Os cochos de ração devem ser limpos com uma escova a cada refeição, evitando que os resíduos da comida apodreçam e possam ser possivelmente ingeridos pelo cavalo.

Os bebedouros de cimento acumulam mais sujeira dos que os de ferro, sendo estes mais fáceis de limpar.

Dicas para manter a higiene

  • Mantenhas as portas sempre limpas e as fechaduras lubrificadas.
  • Retire os restos de ração do cocho sempre
  • Aplique antisséptico para esterilizar a baia de seu cavalo a cada 20 dias, evitando a proliferação de fungos e bactérias e logo a transmissão de doenças. Nunca faça isto sem antes consultar um especialista, pois estes produtos podem ser altamente tóxicos.
  • Outra alternativa para esterilizar a baia do seu cavalo é utilizando cal, quando o chão for de terra. Para isto, retire toda a cama da baia, aplique o lança-chamas e por último cubra com cal.

Pisos emborrachados para clínicas e hospitais veterinários

Além dos grandes benefícios que os pisos emborrachados oferecem para estábulos e baias, sua aplicação é altamente recomendada também para instalações completas de hospitais, clínicas e laboratórios veterinários, além das salas de indução almofadadas.

O ambiente de tratamento veterinário, especialmente quando falamos de equinos, precisa oferecer garantia e segurança tanto para o médico quanto para o animal, ao mesmo tempo em que concede ao dono ou criador uma tranquilidade ao saber que todos os cuidados estão sendo tomados.

Os pisos de borracha Vedovati são instalados em salas de indução (pré e pós operatório) com muito sucesso. Além de proporcionarem segurança e conforto aos animais, são práticos para realizar a assepsia, o que o torna o piso ideal para esse ambiente.

Entre as vantagens dos pisos de borracha Vedovati, você tem:

  • Conforto e maciez,
  • Grande capacidade de absorção de impacto dos animais,
  • Facilidade de assepsia e higienização,
  • O piso é antiderrapante, plano e seguro,
  • Resistente e altamente durável.

Quais hospitais veterinários e clínicas já utilizam esses pisos?

Diversas universidades e hospitais veterinários optaram pelos pisos emborrachados por oferecem melhor assepsia e praticidade, como a UNOESTE, UNIP, UNIOESTE, UNIPLAC, USP, UNESP, PUC do Rio Grande do Sul, Escola de Veterinária da UFMG e muitas outras.

Os pisos de borracha Vedovati são indicados para ambientes que precisam ter controles rígidos de higiene e assepsia para animais de grande ou pequeno porte (caninos, equinos, bovinos, entre outros).

Preferência entre veterinários e criadores

É óbvio que você quer ouvir a opinião de outras pessoas que já utilizam nossos produtos para tomar sua decisão, certo? É por isso que uma das maiores provas da qualidade dos pisos Vedovati são sua preferência entre diversos criadores e veterinários. São pessoas que já utilizam nossos pisos emborrachados e tiveram ótimos resultados no conforto, segurança e saúde de seus cavalos.

É o caso de Fernando Rolim, médico veterinário, treinador de cavalos e proprietário da Global Equus, que optou pelas camas emborrachadas da Vedovati ao notar o alto custo para obtenção e descarte da maravalha, bem como lesões na região do jarrete dos seus cavalos. Com os pisos emborrachados da Vedovati ele conseguiu resolver esses dois problemas, obtendo uma redução de 70% no custo dos pisos e reduzindo em 100% as lesões nos equinos.

Outro grande fã dos pisos emborrachados Vedovati é o cantor Rio Negro, da dupla Rio Negro e Solimões. Ele diz que com o estrado emborrachado seus cavalos da raça quarto de milha ficam com os cascos mais saudáveis e não correm o risco de adquirirem doenças respiratórias, garantindo uma manutenção rápida, segura e eficiente, além da facilidade de não precisar sair correndo atrás das ultrapassadas camas de serragem.

Quer ver outros depoimentos? É só clicar aqui.

Como posso obter mais informações e detalhes técnicos antes de comprar os pisos Vedovati?

Se você ainda precisa de mais informações antes de efetuar sua compra dos nossos pisos emborrachados, teremos o maior prazer em ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas.

Para isso, preencha o formulário abaixo e entre em contato conosco para que possamos orientá-lo a obter o melhor produto para seus cavalos!

SOLICITE AGORA UMA PROPOSTA

Solicite um orçamento!

Telefone

(18) 3917 4669

Whatsapp

(18) 98137 0779

Whatsapp

(18) 98188 1116

Compartilhar

Postagens recentes

7 Motivos para escolher os pisos Vedovati em academias

Ao projetar uma academia, a escolha do piso é uma das etapas mais cruciais para…

% dias atrás

7 dicas para atrair mais alunos para sua academia

Se você é dono de academia, sabe o quanto é importante manter sua clientela e…

% dias atrás

Benefícios do uso do piso de borracha para gado de corte

O bem-estar animal é uma preocupação crescente no setor de produção de alimentos. E para…

% dias atrás

Como a Vedovati pode ajudar na melhoria do bem-estar animal em fazendas de gado leiteiro

A Vedovati é uma empresa especializada em soluções para a pecuária, incluindo produtos para melhorar…

% dias atrás

Como o manejo sanitário impacta a produtividade na criação de gado leiteiro

A criação de gado leiteiro é uma atividade de extrema importância para a economia do…

% dias atrás

Porquê usar pisos de borracha Vedovati para sua fazenda ou haras: 6 razões essenciais

Os pisos de borracha Vedovati são, a cada dia, mais apontados como uma excelente alternativa…

% dias atrás