Academias

Pisos para academias de ginástica : porque são tão importantes

Contar com os melhores pisos para academia é um diferencial importante em qualquer academia de musculação realmente séria. É um fator que causa impacto na qualidade percebida pelos alunos da academia e reflete na própria marca e imagem que clientes e potenciais clientes têm da empresa.

No entanto, existem muitos donos de academia  que ainda não entenderam a importância de ter bons e corretos pisos em suas instalações.

Neste artigo, você vai descobrir o porquê de pisos para academia de ginástica serem tão importantes e essenciais na instalação de uma.

Pisos para academia: entendendo sua necessidade

Vamos começar nosso artigo entendendo o ponto inicial desse assunto: o porquê se deve ter pisos adequados dentro de uma academia.

Muitos proprietários de academia negligência a escolha dos pisos. Utilizar pisos adequados  é questão de bom senso e inteligência. Infelizmente, essa é uma tarefa que muitos donos de academia não tem dado a devida atenção quando estão montando sua academia.

A primeira vista, a maioria deles acredita que todos os investimentos e esforços iniciais devem estar concentrados em outras coisas. Que teoricamente seriam mais importantes. Como por exemplo a definição dos/equipamentos, marcas dos aparelhos, biomecânica e ergonomia e quantidade, estrutura física,  vestiários, pintura da academia, fachada, segurança do aluno, etc…

Não dar importância para escolher o piso correto para cada área da academia é um erro sério. Pois os pisos para academia atendem a um amplo número de funções e são indispensáveis nestes estabelecimentos. Como você vai descobrir agora na continuação deste guia para orientar você sobre os melhores pisos para cada área da sua academia..

O piso correto para área de musculação (com máquinas ou peso livre) elimina o risco de danos no contra piso, ruídos e barulhos que são incômodos para usuários e até vizinhos.

Na área de musculação, temos os equipamentos ou aparelhos de musculação como:

  • Puxador costas;
  • Remo;
  • Cadeira e mesa flexora;
  • Abdutor;
  • Máquina para glúteos;
  • Leg;
  • Supino;
  • mesa e cadeira extensora;
  • máquina para tríceps;
  • entre outros equipamentos de treino.

Nesta área  normalmente ocorrem quedas de anilhas que são trocadas com muita frequência por isso, nesta área os pisos de borracha são fundamentais para evitar danos no contra piso, manutenção, ruídos e barulhos que incomodam alunos e vizinhos que podem até gerar demandas judiciais.

Pisos para área de peso livre

Esta é a área que se deve dar maior atenção, pois acontece com frequência quedas de anilhas, dumbells e barras, com cargas pesadas. O que é prejudicial pois gera a necessidade de novos gastos para conserto do contrapiso. É o famoso dito popular de “O barato sai caro”.

Outro ponto importante para investir em pisos adequados para uma academia de musculação é prevenção de ruídos e barulhos. Quando colocados em pisos ruins e inadequados, muitos aparelhos e equipamentos tornam-se ruidosos, incomodando alunos e vizinhos da academia.

Pisos para área de cardio

(Onde estão as Bicicleta ergométrica bicicleta spinning, Elíptico entre outros aparelhos).

Nesta área a grande sacada é utilizar pisos vinílico com tons amadeirados, isso destaca e valoriza os equipamentos. Essa é uma estratégia usada pelas grandes redes como Smart Fit, Bio Ritmo entre outras no mercado de academias.

Previne quedas e acidentes em ambientes molhados da academia

Academia são locais que naturalmente ficam molhados com bastante frequência. Afinal, uma academia é um lugar onde o suor rola solto durante todo o dia. E depois do treino, muitos alunos vão para a ducha nos vestiários.

Tudo isso faz com que esses ambientes fiquem constantemente molhados, possam causar acidentes por meio de escorregões por exemplo.

E é aqui que os pisos para academia certos tem importância fundamental na prevenção de acidentes. Neste caso, pisos antiderrapantes e drenantes são as melhores opções.

Agora que você entende a importância de ter os pisos certos para a sua academia, conheça também qual o melhor tipo de piso para cada ambiente de uma academia de musculação.

Fizemos um post completo sobre o assunto, e você pode conferir ele no link abaixo.

➥ Desejo saber qual o piso certo para colocar em cada ambiente da minha academia

Compartilhar

Postagens recentes

7 Motivos para escolher os pisos Vedovati em academias

Ao projetar uma academia, a escolha do piso é uma das etapas mais cruciais para…

% dias atrás

7 dicas para atrair mais alunos para sua academia

Se você é dono de academia, sabe o quanto é importante manter sua clientela e…

% dias atrás

Benefícios do uso do piso de borracha para gado de corte

O bem-estar animal é uma preocupação crescente no setor de produção de alimentos. E para…

% dias atrás

Como a Vedovati pode ajudar na melhoria do bem-estar animal em fazendas de gado leiteiro

A Vedovati é uma empresa especializada em soluções para a pecuária, incluindo produtos para melhorar…

% dias atrás

Como o manejo sanitário impacta a produtividade na criação de gado leiteiro

A criação de gado leiteiro é uma atividade de extrema importância para a economia do…

% dias atrás

Porquê usar pisos de borracha Vedovati para sua fazenda ou haras: 6 razões essenciais

Os pisos de borracha Vedovati são, a cada dia, mais apontados como uma excelente alternativa…

% dias atrás