Aqui no Brasil as vacas são ordenhadas em média de duas a até quatro vezes ao dia. Infelizmente, algumas vacas estão sujeitas a condições inaceitáveis que levam a um período de produção mais curto. Instalações pobres e precárias podem ter um efeito adverso na saúde e bem-estar de uma vaca leiteira, sendo uma das principais considerações o piso por onde ela caminha.
A maioria dos pisos das instalações do gado leiteiro é feito de concreto ou terra batida, uma vez que são baratos e fáceis de instalar. Mas no caso do concreto, por exemplo, a superfície escorregadia pode trazer sérios danos às vacas (e grandes prejuízos ao produtor).
Um estudo conduzindo no Reino Unido em 2016, no qual foram utilizadas seis diferentes opções de pisos, revelou que a locomoção e fricção do gado leiteiro ocorre de forma muito melhor sobre superfícies de borracha. Pesquisas adicionais concluíram que 80% dos animais usados nos testes preferiam andar e ficar em pé nos pisos de borracha em vez do concreto.
O casco de uma vaca é naturalmente feito para superfícies macias (grama, terra, etc.). O piso de borracha oferece um impacto positivo comprovado na mobilidade, saúde, higiene e, obviamente, na produção de leite.
Entre os benefícios dos pisos de borracha para gado leiteiro podemos destacar:
Pisos de borracha não apenas minimizam o risco de escorregões, eles também melhoram o andar e as passadas do gado. Vacas leiteiras preferem os pisos de borracha porque eles são mais similares ao seu habitat natural – pastos e gramados. As vacas leiteiras tornam-se mais ativas à medida que fazem caminhadas mais longas, dando mais passos por dia.
Pisos de borracha ajudam a prevenir doenças de cascos e problemas nas articulações que podem ocorrer quando uma vaca permanece por períodos prolongados sobre superfícies duras. Os pisos de borracha também podem absorver o ruído causado pela movimentação das vacas e do maquinário.
O isolamento dos pisos emborrachados reduz significativamente o frio e a humidade do piso original abaixo dele. Essas propriedades de isolamento ajudam a proteger as vacas leiteiras contra reumatismo e fadiga.
Os pisos de borracha são fáceis de limpar e desinfetar, pois não são porosos e não retêm humidade. Eles também possuem uma melhor capacidade de drenagem, o que garante melhores condições sanitárias para o gado leiteiro.
Quando uma vaca está doente ou machucada, isso invariavelmente afeta a produção do leite, exigindo um trabalho extra do veterinário e no tratamento do animal, o que, consequentemente, acarreta maiores perdas financeiras.
Por isso, os cuidados com as condições do ambiente do gado leiteiro garantirão boa saúde, bem-estar e um excelente desempenho na produção de leite.
A Vedovati oferece pisos de borracha ideais para bovinos, o que garante todas as condições de saúde e bem-estar do animal, evitando doenças, eliminando gastos desnecessários e melhorando a qualidade e produtividade das vacas leiteiras.
Autoria
Lays Verona Miranda
Graduanda em Medicina Veterinária
Faculdade Anhanguera – Leme
Estagiária na Universidade de São Paulo – USP
veronalays@gmail.com
Ao projetar uma academia, a escolha do piso é uma das etapas mais cruciais para…
Se você é dono de academia, sabe o quanto é importante manter sua clientela e…
O bem-estar animal é uma preocupação crescente no setor de produção de alimentos. E para…
A Vedovati é uma empresa especializada em soluções para a pecuária, incluindo produtos para melhorar…
A criação de gado leiteiro é uma atividade de extrema importância para a economia do…
Os pisos de borracha Vedovati são, a cada dia, mais apontados como uma excelente alternativa…
Ver comentários
Gostaria de adquirir pisos de borracha antiderrapante para vacas de leite