Método Parelli de treinamento natural pode ajudar a treinar um cavalo preguiçoso.
Antes de chamar seu cavalo de “preguiçoso”, tente pensar sobre as coisas do ponto de vista dele. Quando você pede a ele para fazer alguma coisa, já parou para pensar como ele interpreta isso – como isso soa do jeito dele enxergar as coisas?
O método de treinamento natural de Pat Parelli, um dos maiores domadores de cavalos do mundo, é uma forma de treinamento de cavalo que faz você pensar sobre as coisas do ponto de vista do animal. Você perceberá que esta abordagem é mais útil do que qualquer outra coisa para lidar com cavalos preguiçosos.
Você pode estar muito animado para passear, mas como é que o seu cavalo se sente? Talvez para ele, sair com seus companheiros de pastagem e pastar na grama seja mais interessante, menos estressante e muito mais divertido do que lidar com as esporas, chicotes, selas pesadas e o estresse de levar você em suas costas.
Animais com esta atitude são muitas vezes rotulados como ‘cavalos preguiçosos’ ou ‘cavalos teimosos’, mas muitas vezes eles são apenas cavalos desmotivados, porque o que você está pedindo para fazer apenas não é divertido para eles.
O método de equitação natural começa com o processo de resolver qualquer problema de comportamento do cavalo com a pergunta: “Por que o cavalo está agindo desta forma”? Às vezes os cavalos preguiçosos são realmente cavalos nervosos ou cavalos assustados. Às vezes, o cavalo tem apenas uma personalidade descontraída, ou ‘horsenality’, como é conhecida no método Parelli de treinamento de cavalos.
Compreender o seu cavalo e o que realmente está acontecendo com ele é a base para acabar com a preguiça. Depois de determinar que o seu cavalo não está nem assustado nem doente, mas simplesmente desmotivado, é importante aprender o que anima e motiva o equino.
Você tem um cavalo preguiçoso e não sabe o que fazer para mudar isso?
Pense em você mesmo num momento de preguiça. Já notou como sua preguiça desaparece diante de algo que lhe interessa? Assim como os humanos, os cavalos se tornam preguiçosos quando estão entediados, desinteressados ou desmotivados. Tirando motivos de doença, cavalos preguiçosos são apenas cavalos desmotivados.
Quando estamos lidando com um cavalo preguiçoso, a abordagem correta é determinar por que o cavalo está desmotivado quando ele está com você e descobrir o que o anima. Se você puder fazer isso, vai se surpreender com a velocidade com que o cavalo fica motivado e ativo novamente.
Você precisa descobrir o tipo de personalidade básica de seu cavalo e aprender a entender sua psicologia e comportamento a partir dessa matriz. Um cavalo preguiçoso é geralmente um cavalo introvertido.
Este tipo de cavalo pensa que os seres humanos são muito chatos (às vezes eles estão certos). Mas uma vez que você saiba o que faz esse cavalo se animar e aprender a envolve-lo nas atividades que o motivam, você terá um grande cavalo e ótimo companheiro de passeios e cavalgadas. Mesmo a pessoa mais preguiçosa do mundo pode se motivar para se levantar e fazer algo se você pode descobrir o que ela ama.
Será que você realmente precisa fazer muito esforço para “entender” seu cavalo? Às vezes, sim. A abordagem correta é baseada no desenvolvimento de um relacionamento com o seu cavalo, e a base de todos os relacionamentos é a compreensão do seu parceiro, nunca forçando uma mudança de comportamento. E como sabemos, relacionamentos são construídos com tempo e paciência.
Ao contrário do treinamento tradicional do cavalo, que geralmente envolve o uso de mais pressão física (chutes, esporas, chicotes), a abordagem natural é entender que a chave para uma parceria de sucesso com este cavalo é mental, não física. A pressão física só resultará em mais ressentimento e desafetos.
Para se tornar o líder e parceiro confiável de seu cavalo, você precisa aplicar o poder do cérebro, não o poder físico, para mudar o padrão de comportamento do cavalo. Para um cavalo preguiçoso, recompensas para o comportamento desejável são a chave para o sucesso. Este cavalo quer saber o que você tem de bom a oferecer para ele. Se você tem uma regra geral sobre nunca dar uma recompensa para seu cavalo (biscoitos, escovação, pausas para descanso, etc.), é bom repensar essa sua estratégia.
O treinamento natural é flexível. Ao invés de regras rígidas, procure entender cada cavalo individualmente e o que funciona para ele. Flexibilidade e fluidez são a formação natural para ter um cavalo excelente.
Ao projetar uma academia, a escolha do piso é uma das etapas mais cruciais para…
Se você é dono de academia, sabe o quanto é importante manter sua clientela e…
O bem-estar animal é uma preocupação crescente no setor de produção de alimentos. E para…
A Vedovati é uma empresa especializada em soluções para a pecuária, incluindo produtos para melhorar…
A criação de gado leiteiro é uma atividade de extrema importância para a economia do…
Os pisos de borracha Vedovati são, a cada dia, mais apontados como uma excelente alternativa…
Ver comentários
Olá, gostei do conteúde de seu blog, muitas pessoas buscam assuntos como esse, obrigado por compartillhar.