Construir um canil doméstico é a forma de oferecer um cantinho confortável para seus cachorros, caso eles não vivam dentro de casa. Mas é importante saber escolher todos os recursos para conservar a limpeza e higiene do local, prevenindo diversos problemas que podem afetar a saúde dos animais. Além de providenciar um espaço coberto para os cães se protegerem das condições climáticas e se alimentarem, instalar o piso certo fará toda a diferença.
O primeiro passo para construir um canil doméstico é reservar espaço suficiente para o cachorro se sentir confortável e não preso. Se for nos fundos da casa, melhor ainda, porque o animal fica longe dos barulhos da rua, que podem estressá-lo. Seguindo essa regra, o bichinho vai facilmente adotar o local como seu favorito da casa.
As medidas do canil devem ser proporcionais ao porte do seu cachorro. Para raças grandes, o mais recomendado é reservar uma área coberta de no mínimo 2 m x 2 m (4 m²) e 1.5 m de altura. Já raças de porte médio precisam de uma área coberta com pelo menos 2,5m² e 1 m de altura. Por fim, cães pequenos ficam bem em área coberta de 1m² e 60 cm de altura.
Para construir a área coberta, utilize alvenaria ou madeira (certifique-se de que não tenha pregos ou esteja soltando farpas) e telhas de barro, porque são materiais que deixam o local mais arejado, ventilado e fresco. Já a área externa deve ter pelo menos 4 metros, permitindo que os animais possam brincar livremente.
As grades de ferro são as melhores para demarcar o território do canil e evitar que os cachorros saiam. Elas permitem a passagem de sol e evitam que os cachorros se sintam presos, diminuindo o estresse dos animais, e devem ter pelo menos 2,10 metros de altura.
Quem deseja construir o canil doméstico costuma não dar importância ao tipo de piso do local, que acaba sendo o mesmo do quintal. Mas pisos de cerâmica ou cimento comum não são desenvolvidos para esse objetivo, além de serem muito duros e ásperos. Lembre-se de que seus cachorros vão dormir naquele espaço e, portanto, precisam de uma superfície mais macia e flexível.
Caso seus cachorros sejam de médio ou grande porte, correm o risco de desenvolverem calos nos calcanhares e cotovelos devido ao atrito dessas regiões com o chão ao se sentarem ou deitarem. As lesões podem se agravar, provocando escaras que, além de doloridas, levam à febre, infecções e até bicheiras.
Os pisos comuns não têm capacidade de drenar umidade, o que facilita a proliferação de micro-organismos e provoca reações alérgicas e respiratórias nos animais. Sem contar que o acúmulo de água da chuva deixa o solo escorregadio, perigo para os cachorros que podem cair e se machucar.
Outro problema muito comum ao construir um canil doméstico em espaços externos com piso comum é a dificuldade em manter a limpeza e higiene. Isso faz com que o local fique com odores fortes impregnando toda a sua casa.
Se você pretende construir um canil no quintal de casa, portanto, deve optar por um piso que ofereça conforto e segurança aos seus cachorros, além de manter o local seco e limpo. No mercado, já existem superfícies desenvolvidas especificamente para esses espaços e o mais eficiente entre eles é o piso emborrachado.
O piso emborrachado para canil é macio e flexível, portanto, absorve o atrito com o chão e evita que seus cachorros sofram com a formação de calos. Ao mesmo tempo, é isolante térmico, oferecendo uma temperatura mais confortável no canil. Por fim, absorve bem a umidade, proporcionando uma área antiderrapante, mais segura para seus cachorros se movimentarem sem risco de quedas.
Confira imagens para se inspirar e construir um canil doméstico mais confortável e seguro:
Como o canil doméstico será construído em uma área externa, é importante que o piso do local absorva umidade com eficiência. Pensando nisso, a Vedovati Pisos desenvolveu o piso de borracha para cachorro EBV-16 tipo estrado de borracha, tão confortável e macio que é considerado um cama para cachorro. O estrado de borracha é indicado principalmente para canil de cães maiores, como Doberman, Fila Brasileiro, Golden, Labrador, entre outros.
Outro benefício do EBV-16 é sua capacidade antiderrapante, permitindo que o pet se levante e caminhe com mais firmeza, sem risco de escorregar e machucar as articulações. Os pinos na parte inferior do estrado possibilita melhor drenagem dos líquidos e aeração.
Por se tratar de um revestimento, é instalado em cima do piso original, sem necessidade de obras para substituí-lo. Durável e fácil de limpar, ao escolher esse piso, você oferecerá um ambiente aconchegante, confortável e higiênico aos seus melhores amigos.
Além do EBV-16 a Vedovati tem uma linha de pisos especialmente pensados para áreas de circulação de cachorros. Conheça todos os modelos e suas respectivas indicações para construir um canil doméstico completo. Se tiver dúvidas sobre qual escolher, entre em contato com nossos consultores que lhe indicarão o mais apropriado.
Ao projetar uma academia, a escolha do piso é uma das etapas mais cruciais para…
Se você é dono de academia, sabe o quanto é importante manter sua clientela e…
O bem-estar animal é uma preocupação crescente no setor de produção de alimentos. E para…
A Vedovati é uma empresa especializada em soluções para a pecuária, incluindo produtos para melhorar…
A criação de gado leiteiro é uma atividade de extrema importância para a economia do…
Os pisos de borracha Vedovati são, a cada dia, mais apontados como uma excelente alternativa…
Ver comentários
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
Olá, recomendo o seu blog/site.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar os seus conteúdos.
Muito obrigado
Manuela Silva
Olá,
Recomendo vivamente o seu blog/site.
Gostei muito do seu Post.
Obrigado
Pedro Miguel
Agradecemos o seu elogio Pedro Miguel
Olá preciso de um orçamento por gentileza obrigada