Cães

Calos em cachorro: Saiba como prevenir a higroma canino

Se você tem ou está pensando em ter um cachorro de médio ou grande porte como Mastif, Rottweiler, Dogue Alemão, Fila Brasileiro, Cane Corso ou São Bernardo além das preocupações e cuidados normais, deve dar uma atenção especial para evitar e prevenir escaras de decúbito ou calos de apoio (Higroma canino).

O surgimento de calos em cachorro é um problema muito comum em raças de médio e grande porte.

Assim como acontece com os humanos, o ambiente e o conforto impactam na saúde e no bem-estar dos cachorros. Por exemplo, se a casa, o lugar que seu cachorro costuma descansar ou ficar a maior parte do tempo não for adequado, cedo ou tarde seu pet terá problemas de calos de apoio.

Principais causas de lesões e calos em cachorros

Os calos normalmente aparecem pela associação entre sobrepeso e atrito do corpo do cão com o piso duro e áspero como, por exemplo, pisos de concreto, pedras e cerâmica. Quanto mais pesado e sedentário for seu cachorro mais suscetível a sofrer com lesões nos joelhos, cotovelos e patas. 

Escaras ou calos de apoio são lesões comuns em cachorros de porte médio e grande causado principalmente pelo atrito de pisos ásperos e duros.

Consequências dos calos nos cachorros

As lesões além de serem incômodas e dificultarem os movimentos do cão, podem levar a problemas mais graves.  

Se os seu cachorro desenvolver calos e continuarem a se sentarem ou deitarem no chão duro, o problema pode se agravar, causando sofrimento no cachorro e é lógico que você não quer isso para seu amigo pet.

Confira alguns problemas:

  • Piodermite: o calo fica inflamado e há a liberação de sangue e pus. É necessário uso de antibiótico para tratar o problema.
  • Fibrose:  o calo aumenta e endurece devido ao atrito contínuo do calo com o piso, sendo possível retirá-lo somente com intervenção cirúrgica.
  • Higroma: há acúmulo excessivo de líquido nas articulações, o que causa inchaço. Para tratar, é necessário retirar o líquido por meio de punção. Em casos mais graves, pode causar infecção, fase em que o tratamento é somente cirúrgico, ou levar à gangrena e necrose, sendo necessária a amputação do membro afetado.
  • Flegmão: um grande inchaço se forma em torno do calo inflamado e gera secreção debaixo da pele, que se dissemina por todo o membro afetado. Para retirá-la, é indicado o uso de antibióticos e diuréticos. Se não tratado, o problema também pode levar à gangrena e necrose, sendo necessária a amputação.
  • Bicheiras e bernes: moscas são atraídas pelo pus e sangue das feridas e depositam ovos no local. O tratamento é feito por meio da retirada das larvas, uso de cicatrizantes e sprays para repelir os insetos.
  • Se você tem um cachorro adulto de porte médio ou grande, fique atento às regiões dos calcanhares, joelhos, cotovelos e patas do cachorro (regiões mais afetadas pelos calos). Ao se deparar com algum calo ou lesão em qualquer estágio leve seu cachorro ao veterinário para que ele possa diagnosticar corretamente e indicar o melhor tratamento.

A instalação de pisos de borracha que são macios e flexíveis no canil ou apenas nos lugares onde ele permanece por mais tempo deitado contribui para uma recuperação mais rápida.

O que fazer para prevenir calos em cachorro?

Prepare um cantinho especial para seu cachorro. Instale um bom tapete/piso de borracha onde os cachorros costumam ficar e, se possível, nas áreas de circulação também. Com isso, você vai prevenir calos de apoio e lesões, pois quando o cachorro se sentar, deitar ou levantar sobre o piso de borracha vai evitar o contato dele com o piso duro e áspero. Além disso, você oferecerá mais conforto ao seu cão já que o tapete de borracha é isolante térmico.

Estrado de Borracha ebv-30 Vedovati oferece mais conforto para seu cão

Se você  tem um cachorro de médio ou grande porte, é importante adaptar sua casa e ou canil para evitar os calos, problemas de saúde, a fim de proporcionar conforto, bem-estar e qualidade de vida ao seu cachorro.

Escolha o piso de borracha mais adequado para seu cachorro ou canil e evite calos e lesões

Os calos de apoio podem afetar qualquer cão, mas as raças de médio e grande porte como Dogue de Bordeaux, Dogue Alemão, Akita, entre outros estão entre os mais propícios a sofrer com o problema.  Se você tem um canil de raças de porte médio ou grande é essencial que instale um piso/tapete de borracha projetado para conforto e segurança dos animais. Lembre-se de que os cachorros são vidas que estão em suas mãos e qualquer lesão que sofram, mesmo que pequena, pode resultar em denúncias, prejudicando a reputação do seu estabelecimento.

Instalar pisos de borracha em seu canil não somente ajuda a evitar calos em cães como também resulta em mais economia para seu estabelecimento em relação à manutenção, porque eles são duráveis e fáceis de limpar. Você também oferece conforto e segurança extras para todos os animais, já que essas superfícies são isolantes térmicas e antiderrapantes. Dessa forma, possibilita que os cães se levantem sem escorregar as patas, já que eles precisam de firmeza e no chão liso podem escorregar e machucar as articulações.

Como saber qual o melhor piso de borracha para seu cachorro?

Pisos de borracha comuns não são resistente aos cães. Não adianta comprar pisos emborrachados finos ou pisos de EVA, pois os cachorros podem pegar para brincar e destruí los e você vai jogar dinheiro fora. Também evite pisos de borracha maciço, pois eles são duros e não dão o conforto que seu cão merece.  

A Vedovati Pisos desenvolveu o estrado de borracha, um piso de borracha elevado, desenvolvido especificamente para cães. Devido ao seu exclusivo design, possui “pés” ou pinos na parte inferior, por isso, são muito mais macios, flexíveis e confortáveis para seu cachorro (os pinos na parte de baixo do piso funciona como um amortecedor). Os pinos também servem como “pilares” dando sustentação e reforço no piso de borracha, isso quer dizer que são muito resistentes e duráveis, é um tapete de borracha canino que mantém as mesmas características por muitos anos.

Foram desenvolvidos e projetados com a espessura e flexibilidade necessária para suportar o peso de animais de grande porte (inclusive cavalos), proporcionar conforto e prevenir calos e problemas de saúde, além de serem altamente antiderrapantes.

Os estrados de borracha são utilizados há muitos anos para proteger cachorros de calos e problemas de saúde. Podem ser aplicados em casas, apartamentos, canis comerciais e canis da policia  (canil de batalhões de choque, de penitenciárias, de cães farejadores, de cachorros de salvamento entre outras modalidades da Polícia Militar).

Os pisos de borracha canino Vedovati são fáceis, práticos e versáteis de instalar já que são colocados em cima do piso original, sem necessidade de adaptações que impliquem em deslocamento dos cães por um período longo ou interrupção das atividades normais.

Outra vantagem dos pisos para canis projetados pela Vedovati é que como são elevados, possibilitam aeração e drenagem de líquidos.

Conheça os modelos de pisos para cães da Vedovati Pisos

O Estrado de borracha para cachorro canil EBV-30 PET é produzido em placas de 1,00×1,00 m com 30 milímetros de altura, o piso é produzido na cor preta, é ideal para revestir ambientes externos em que os cachorros ficam mais tempo. Por ser macio, confortável e alto é considerado uma cama para cachorro. Investimento de R$155,00 por piso de borracha para pagamento à vista

Outro modelo, recém-lançado, é o EBV-16 Estrado de borracha de 90×90 cm com 16 milímetros de altura, piso na cor preta. A grande vantagem desse tapete de borracha para cachorro é que ele possui exclusivo sistema de encaixe que faz as placas de borracha ficarem travadas e unidas como se fossem uma peça única. Por ser mais fino, é mais discreto, ideal para ambientes internos também. Além disso, possui rampas de borracha (rampas para acabamento e contenção), que evitam que as pessoas tropecem. INVESTIMENTO DE R$125,00 por piso de borracha para pagamento à vista.

Ambos pisos são antiderrapantes e, portanto, protegem seu melhor amigo, ao mesmo tempo em que garantem a sua segurança sua e de sua família, ao evitar quedas. Se você mora em apartamento, esses pisos ainda oferecem benefício extra: isolamento acústico para que seu cachorro possa circular e brincar à vontade no ambiente sem incomodar o vizinho debaixo! Também são fáceis de limpar.

Solicite um orçamento!

Solicite um orçamento!

Telefone

(18) 3917 4669

Whatsapp

(18) 98137 0779

Whatsapp

(18) 98188 1116

Saiba mais sobre os pisos emborrachados Vedovati e previna calos em cachorros escolhendo o modelo certo para sua casa ou canil. Se precisar de ajuda, fale conosco, para avaliarmos suas necessidades e oferecermos a solução mais apropriada.

A Vedovati Pisos atende no varejo e no atacado está credenciando lojas agropecuárias e pet shops em todo Brasil. Se você tem um pet shop entre em contato conosco e disponibilize esses pisos para venda em seu estabelecimento.  

Ver comentários

  • Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
    Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito no desenvolvimento pessoal.
    Obrigado
    Manuela Silva

  • Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
    Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
    Muito obrigado
    Manuela Silva

  • gostei muito do piso de borracha ,mas como tenho 23 baias de 1,20 X 1,40 penso que ficará muito caro.Crio buldogues campeiros ,são 34 cães, com 35 Kg em média e desenvolvem calos q muitas vezes infectam. Haveria como fazer um orçamento para cada 7 baias por vez. Encontrei voces na pesquisa sobre tratamento de calos de pressão em cães

Compartilhar

Postagens recentes

7 Motivos para escolher os pisos Vedovati em academias

Ao projetar uma academia, a escolha do piso é uma das etapas mais cruciais para…

% dias atrás

7 dicas para atrair mais alunos para sua academia

Se você é dono de academia, sabe o quanto é importante manter sua clientela e…

% dias atrás

Benefícios do uso do piso de borracha para gado de corte

O bem-estar animal é uma preocupação crescente no setor de produção de alimentos. E para…

% dias atrás

Como a Vedovati pode ajudar na melhoria do bem-estar animal em fazendas de gado leiteiro

A Vedovati é uma empresa especializada em soluções para a pecuária, incluindo produtos para melhorar…

% dias atrás

Como o manejo sanitário impacta a produtividade na criação de gado leiteiro

A criação de gado leiteiro é uma atividade de extrema importância para a economia do…

% dias atrás

Porquê usar pisos de borracha Vedovati para sua fazenda ou haras: 6 razões essenciais

Os pisos de borracha Vedovati são, a cada dia, mais apontados como uma excelente alternativa…

% dias atrás