Cães

Como abrir um canil profissional?

Se você é apaixonado por cães e quer montar um negócio, pode juntar o útil ao agradável e apostar num canil. Trata-se de um mercado promissor, sempre com alta demanda, e que tende a atrair pessoas com alto poder aquisitivo. Ao mesmo tempo, é muito exigente, até porque os animais são vidas que devem ser respeitadas e bem cuidadas. Aprender como abrir um canil profissional ajuda a cumprir todas as regras para construir um estabelecimento seguro e bem-sucedido desde o teto até o piso.

Escolha a raça que vai criar

A escolha da raça é o que determinará todo o resto, porque o seu canil deverá ser adaptado para receber esse tipo de cachorro. Para obter um retorno mais rápido, você pode pesquisar quais são as raças mais procuradas do momento, o que ajudará  a encontrar um dono mais rápido para o cãozinho e você não terá prejuízos com gastos além do planejado.

Decida o melhor endereço para seu canil

Você deve pensar num endereço para seu canil dependendo do comportamento dos cachorros. Se pretende criar raças mais enérgicas, considere um espaço mais afastado, porém com fácil acesso, como sítio ou chácara, para evitar confusões com vizinhos devido a latidos ou outros barulhos.

Pense também no seu público-alvo. De nada adiantará abrir um canil especializado em raças de médio e grande porte em pleno centro da cidade, em que a maioria das pessoas vive em apartamento e não pode ter cachorros maiores. Nesse caso, disponibilizar raças menores garante um retorno mais rápido e você ainda não terá problemas com vizinhança.

Contrate profissionais bem qualificados

Independentemente do seu grau de conhecimento sobre cachorros, você vai precisar contratar profissionais bem qualificados para ajudá-lo a cuidar dos animais. Um adestrador facilitará seu trabalho nos tratamentos diários e evitará expor os cachorros a situações estressantes.  

Acompanhamento veterinário é obrigatório por lei para manter a saúde dos bichinhos em dia e ainda determinar uma boa alimentação para eles. O mais indicado é firmar parceria para que o profissional vá até o canil periodicamente, já que levar todos os cães até uma clínica sairá mais caro e trabalhoso.

Tanto a mãe quanto os filhotes, necessitam de um acompanhamento veterinário frequente para garantir a saúde da ninhada

Regularize seu canil

Procure o Centro de Zoonoses de sua cidade para obter todas as orientações sobre como abrir um canil profissional. Saiba já de antemão que serão feitas visitas periódicas às instalações quando o local estiver em funcionamento para averiguar se os cães estão sendo bem tratados e conferir se as condições gerais em que estão inseridos estão apropriadas.

Também é importante  obter o registro da SOBRACI (Sociedade Brasileira de Cinofilia). A confederação regulamenta a criação de cães de raça no país e é consultada por compradores para verificar o pedigree dos animais. Por isso, ser um afiliado proporciona mais credibilidade ao seu estabelecimento.

Monte um local confortável para os cachorros

Em geral, o canil tem duas alas, sendo a primeira reservada para escritório administrativo e estoque de alimentos e outros produtos. Já a segunda ala deve ser toda adaptada para manejo dos cães de acordo com as sua funcionalidade: maternidade, espaço para banho e tosa e alojamentos. Confira os principais cuidados ao construir cada um desses locais:

Maternidade

O espaço de maternidade deve ser tranquilo, silencioso e seco. Escolher o piso mais apropriado colabora muito para construir esse ambiente e os mais indicados são os modelos emborrachados (estrados de borracha).

A Vedovati Pisos oferece o estrado de borracha EBV-30. Desenvolvido especialmente para raças de médio e grande porte, oferece mais firmeza para as cadelas prenhas se levantar e caminhar sem risco de caírem ou lesionarem articulações, músculos ou ossos. Por ser macio e confortável, também evita o atrito do corpo pesado do animal com o chão duro, prevenindo o aparecimento de calos de apoio.

Outra vantagem do piso é sua capacidade drenante e antiderrapante, o que colabora para manter o ambiente seco e diminuir ainda mais o risco de quedas.

Espaço para banho e o tosa

Esse espaço deve ser equipado por um tanque, chuveiro com água quente e mesa para tosa. Apesar de ser um local em que os animais ficarão por pouco tempo, é importante também pensar no piso.

Confira também: dicas exclusivas para montar um pet shop e ter sucesso nesse setor!

Para esse local, a Vedovati oferece os pisos de borracha Carpetbor, perfeitos para as áreas de circulação dos animais. Além de macios e confortáveis, eles são antiderrapantes e drenantes, oferecendo mais segurança aos cachorros nesse local com alta umidade. Também são isolantes térmicos, o que dá mais conforto aos bichinhos depois do banho.

Alojamento para os cães

Cada cão deve ter seu próprio box, com sua vasilha de comida e água, de modo a evitar disputas com os outros cachorros durante as refeições. Os alojamentos precisam de espaço coberto e uma boa área descoberta para que os bichinhos possam brincar.

Os filhotes e as mamães precisam de uma área boa para se exercitarem

Para o alojamento, o piso mais indicado também é o estrado de borracha da Vedovati Pisos. Muito macio e isolante térmico, é considerado uma cama para cachorro e deixa o ambiente mais confortável e quentinho. Além disso, também previne o aparecimento de calos de apoio e lesões articulares, musculares e ósseas ao diminuir o atrito do corpo com o chão, quando os bichinhos se sentarem, e dá mais sustentação e firmeza para que eles não precisem fazer muito esforço ao se levantar.

Solicite um orçamento!

Solicite um orçamento!

Telefone

(18) 3917 4669

Whatsapp

(18) 98137 0779

Whatsapp

(18) 98188 1116

Abrir um canil dá dinheiro?

Sim, desde que você invista na raça certa e faça um planejamento tendo em vista a quantidade de filhotes provenientes por gestação. Você também pode alocar seu estabelecimento para vender outros serviços muito procurados, como hospedagem de cães, adestramento, banho e tosa, etc. Dessa forma, garante um fluxo de caixa para os custos fixos.

Mas é importante não tratar os cachorros como meras mercadorias. Eles precisam de carinho e atenção desde o dia em que chegarem ao canil até depois de conseguirem um lar, quando você deve procurar saber se estão sendo bem tratados.

Construir um alojamento seguro e confortável é essencial para garantir a saúde e bem-estar dos bichinhos e a escolha do piso mais apropriado faz toda a diferença. Saiba mais sobre todos os modelos pisos da Vedovati para cães e evite lesões que podem incomodar os animais e prejudicar a imagem do seu negócio.

Compartilhar

Postagens recentes

7 Motivos para escolher os pisos Vedovati em academias

Ao projetar uma academia, a escolha do piso é uma das etapas mais cruciais para…

% dias atrás

7 dicas para atrair mais alunos para sua academia

Se você é dono de academia, sabe o quanto é importante manter sua clientela e…

% dias atrás

Benefícios do uso do piso de borracha para gado de corte

O bem-estar animal é uma preocupação crescente no setor de produção de alimentos. E para…

% dias atrás

Como a Vedovati pode ajudar na melhoria do bem-estar animal em fazendas de gado leiteiro

A Vedovati é uma empresa especializada em soluções para a pecuária, incluindo produtos para melhorar…

% dias atrás

Como o manejo sanitário impacta a produtividade na criação de gado leiteiro

A criação de gado leiteiro é uma atividade de extrema importância para a economia do…

% dias atrás

Porquê usar pisos de borracha Vedovati para sua fazenda ou haras: 6 razões essenciais

Os pisos de borracha Vedovati são, a cada dia, mais apontados como uma excelente alternativa…

% dias atrás