Veja aqui razões e dicas para você comprar um cavalo

Está pensado em comprar um cavalo, mas tem dúvidas sobre esse investimento?

Antes de comprar o seu primeiro cavalo é importante considerar qual é o tipo ideal para você, e ter todas as informações necessárias antes de trazer o cavalo para casa.

Não, cavalos não são um investimento barato. E sim, eles exigem cuidado, tempo e atenção.

Se você está pensando se deveria comprar um cavalo, provavelmente está considerando diversos fatores como valor, tempo disponível e até mesmo vantagens de ter o animal.

Acredite, muitas pessoas já estiveram antes nessa mesma situação de dúvida. Mas tomaram a decisão e desfrutam hoje de muitos dos benéficos de um proprietário de cavalo.

Antes de comprar seu primeiro cavalo ou pônei, é importante levar em conta antes de tudo para qual finalidade quer um cavalo, qual o montante de dinheiro disponível e com isso, poderá escolher a raça ideal para você, pois cada raça de cavalo possui suas particularidades morfológicas, uma índole típica, como também as suas aptidões para o trabalho, esporte ou para o lazer e andamentos variados.

 

Cavalo ou pônei?

A sua altura, idade e experiência são os primeiros fatores a considerar. Genericamente falando, as crianças se dão melhores com pôneis e os adultos com cavalos. Mas isso não é uma regra. Uma pessoa adulta de pouco peso pode se sentir confortável com um pônei mais robusto. Em contrapartida, um adolescente alto pode se dar melhor com um cavalo mais baixo. O tamanho é importante porque a forma como você monta o cavalo afeta diretamente o desempenho e a habilidade da cavalgada.

 

Cavalo experiente ou novato?

A compra de um cavalo já treinado e experiente ou um novato que ainda não foi treinado depende de você. Se você for um cavaleiro iniciante, um cavalo já treinado e que está acostumado com a sela é mais recomendado, seja para um passeio simples ou para saltos com obstáculos. As coisas ficam muito mais fáceis e mais prazerosas se o seu cavalo já tiver o treinamento no segmento que você deseja.

Já os cavaleiros experientes, por outro lado, terão mais satisfação ao domar e treinar seu cavalo. Ganhar seu primeiro prêmio em um campeonato é muito mais recompensador quando você ensinou ao seu cavalo tudo o que o levou à essa vitória.

Se você quer entrar em uma competição imediatamente, então é apropriado optar por um cavalo que já está treinado para o tipo de categoria que você deseja.

 

A raça do cavalo faz diferença?

Enquanto algumas raças são criadas para um tipo específico de trabalho, a maioria dos cavalos são adaptáveis e capazes de fazer o que você quiser. Alguns cavalos se encaixarão melhor em uns aspectos do que outros, obviamente. E tudo depende de qual atividade você deseja realizar com o equino.

Existem muitas raças diferentes de cavalos. Algumas são mais conhecidas, outras mais específicas.

Para ajudar na escolha certa, você deve conversar com criadores experientes e visitar alguns haras para saber exatamente qual o cavalo ideal para você.

 

8 razões para você comprar um cavalo

1 – Ajuda a manter a sua forma

Qualquer pessoa que cavalgue regularmente pode atestar o fato de que essa é uma excelente atividade física. Andar a cavalo é uma ótima maneira de se manter fisicamente ativo, especialmente na idade adulta. E se apenas cavalgar não for o suficiente, você pode fazer todas as tarefas de celeiro como um desafio extra.

2 – Seu cavalo vai economizar o dinheiro da terapia

Cavalos oferecem um grande alívio para o stress, e cavalgar no campo é a maneira perfeita de esquecer seus problemas – sejam eles profissionais ou pessoais. Os cavalos são ótimos terapeutas e a conexão emocional que você desenvolverá com o animal será intensa.

3 – Cavalgar é uma grande atividade social

Quando você vai até a baia do seu cavalo, no celeiro, é certo que acabará interagindo com outros donos, cavaleiros e treinadores. Ao andar e cuidar do seu cavalo, você terá a chance de interagir e socializar com outras pessoas. Amplie seu círculo social e agende cavalgadas com seus novos amigos.

4 – Seu cavalo pode lhe ajudar a ter mais autoconfiança

Os cavalos podem ser poderosos impulsionadores de autoconfiança. Conforme você desenvolve sua habilidade de cavalgar e constrói uma conexão com seu cavalo, a sua autoconfiança aumenta. E você poderá empregar essa confiança em outras áreas da sua vida, como no trabalho ou nos relacionamentos.

5 – Seu cavalo lhe ensinará dedicação

Cavalos exigem uma grande quantidade de tempo e atenção. E se você quer ser um cavaleiro de sucesso, a única maneira de fazer isso é trabalhando duro. Ter um cavalo vai lhe ensinar o verdadeiro significado de dedicação.

6 – Seu cavalo é um investimento de longo prazo

Claro, cavalos não são baratos, mas ao fazer esse investimento, você poderá desfrutar dele por muitos anos. É um investimento que lhe trará ótimos retornos com o passar do tempo.

7 – Cavalos constroem confiança

Quando você possui um cavalo, precisará construir confiança. Seu cavalo precisará aprender a confiar em você, e você precisará aprender a confiar no seu cavalo. Comprar um cavalo pode ajudar você a desenvolver mais confiança e paciência durante o processo, e essa é uma ótima forma de aprender a confiar em outras pessoas, também.

8 – Cavalos são recompensadores

Apesar de todo o trabalho duro, tempo e dedicação que eles exigem, os cavalos são extremamente recompensadores. Seja para se participar de corridas e campeonatos ou apenas para cavalgar em momentos de lazer, ter um cavalo é uma experiência recompensadora.

 

Onde encontrar o cavalo ideal para mim?

A busca pelo cavalo ideal pode ser longa e árdua se você não souber por onde começar. Não basta decidir por um cavalo ou pônei, é preciso escolher a raça certa.

Um bom ponto de partida são as associações de criadores de cavalos. Cada raça conta com uma associação específica onde você pode obter todas as informações necessárias a respeitos dos cavalos, suas aptidões e características. É uma forma de ter mais conhecimento a fim de fazer a escolha certa na hora da compra.

E, naturalmente, você não deve negligenciar os milhares dos cavalos que são anunciados para venda nos sites e publicações especializadas em cavalos, além dos que são vendidos em leilões. Isso pode consumir bastante tempo, mas muitos cavalos excelentes são vendidos desta forma.

Podem ser necessários alguns telefonemas e visitas antes de tomar uma decisão, mas, no final, você encontrará o cavalo ideal e poderá desfrutar de todos os benefícios que ele oferece.

Para te ajudar, confira abaixo uma tabela com as principais raças brasileiras e os sites das respectivas associações:

Raça Funcionalidades e aptidão Temperamento, características, andamento e site da associação
Andaluz Cavalo utilizado para touradas na Espanha,
animal também para sela, esportes hípicos como o adestramento e equitação.
É um cavalo que alheia força, valentia
Inteligência e grande resistência física num só animal, por isso é muito versátil.http://andaluzbrasileiro.com.br
Anglo-Árabe Cavalos para salto indoor, CCE, salto de obstáculos, enduro, campeonato jovens cavaleiros em 120 km, adestramento, entre outros. Várias modalidades de salto. Anglo-Árabe pode servir aos mirins e iniciantes para enfrentarem obstáculos leves, como também a adultos e cavaleiros experimentados para todas as modalidades olímpicas. Cavalos de extrema elasticidade e rapidez.http://www.angloarabe.com.br/
Appaloosa Tambor e baliza, pastoreio de gado, corridas planas e provas de rédeas, ou seja provas funcionais.
O cavalos Appaloosa é excepcional para cavalgadas de longas distâncias e na travessia de regiões íngremes e áridas.
Cavalos Ágeis, rústicos, velozes, resistentes, corajosos e de pelagem pintada.
Andamento: trotewww.appaloosa.com.br
Appaloosa Árabe Os cavalos árabes servem para a maioria das modalidades, sendo bastante procurado em provas de Enduro Equestre, provas de cross country, esportes hípicos de salto, adestramento em categorias intermediárias, hipismo rural e trabalhos agropecuários. O cavalos árabe é utilizado na formação de quase todas as raças modernas. O cavalos árabe é de porte médio, rústicos e ao mesmo tempo delicados e dóceis. Os cavalos Árabes são cavalos bastante inteligentes, fogosos, corajosos e leais. Além disso possuem rusticidade, resistência
versatilidade, coragem,
inteligência, docilidade, beleza e elegância.http://www.abcca.com.br/
Brasileiro de Hipismo Cavalo da raça BH é tem aptidão para: cavalo de sela, com grande facilidade para o Adestramento, Salto, Concurso Completo de equitação e Enduro. Temperamento: enérgetico, vivaz, dócil, de temperamento ardente.
Andamento: trotehttp://brasileirodehipismo.com.br/
Bretão O cavalo bretão é considerada uma raça com múltiplas funções: atrelagem, sela, formador de mestiços, égua ama de leite, égua para receptora em transferência de embriões, tração agrícola e urbana, passeios turísticos, desfiles, lazer, montaria. Cavalo Bretão é dócil, paciente, corajoso,
sociável, tem fácil motivação, é sensível ao toque, e está sempre pronto para trabalhar.
Andamento – Trote, com movimentação ampla e desenvolta.www.cavalo-bretao.com.br/
Campolina Cavalos campolina são Ideais para passeio, enduro, tração ou lida com o gado, marcha batida ou picada; excelente para passeios e cavalgadas. As principais competições da raça são as provas de Marcha e Morfologia.
Cavalo tem um porte elevado e andamento cômodo, o cavalo
Campolina é excelente para passeio e como cavalo de lazer. Também para
serviços de fazenda, sendo utilizado para este fim na maioria das vezes.
É ainda um ótimo animal para produção de muares marchadores, robustos, de grande porte.
Cavalo de temperamento vivo e dócil
Andamento: marcha batida ou picada, caracterizando-se a primeira
por maior tempo de deslocamento dos bípedes em diagonal e a segunda
em lateral.http://www.campolina.org.br
Crioulo O cavalo Crioulo é, por excelência, um cavalo de sela, trabalho, viagem, ideal na lida com o gado, para passeio e enduro, podendo ser utilizado para percorrer grandes distâncias. Em provas funcionais e Provas do Freio de Ouro. O cavalo crioulo é um temperamento vivo, é inteligente, corajoso, muito forte, bem disposto e possuidor de grande resistência.
Andamento: marcha trotadahttp://www.cavalocrioulo.org.br
Mangalarga (Paulista) O cavalo Mangalarga é muito utilizado em provas funcionais. Aptidões: passeio; enduro; esportes e trabalhos com o gado. É um cavalo de bom desempenho e boa conformação. O mangalarga reúne todas as qualidades desejadas em um cavalo de sela, como: docilidade, versatilidade, rusticidade, resistência e boa morfologia. No entanto, o grande diferencial desta raça genuinamente brasileira está no seu andamento, a marcha trotada. Afinal, é esta característica que permite ao mangalarga conjugar a agilidade dos equinos de trote com a comodidade dos animais marchadores.
Andamento: Marcha trotadahttp://www.cavalomangalarga.com.br/
Mangalarga Marchador Funcionalidade:
Cavalo de sela por excelência perfeito para passeios, cavalgadas e trabalho com gado.Provas: funcionais, provas de marcha batida e marcha picada, e ainda passaram por provas de morfologia, andamento e prova de ação.
Temperamento ativo e dócil:
pode ser montado por pessoas de qualquer faixa etária e nível de
equitação; resistência: grande capacidade para percorrer longas
distâncias e enfrentar desafios naturais; inteligência: seu
adestramento é fácil e rápido em relação a outras raças de sela; rusticidade: opção de se criar somente em regime de pasto,
diminuindo seu custo de produção e manutenção, facilitando seu manejo. A rusticidade é observada também na facilidade de adaptação a quaisquer terrenos e climas como o tropical,
temperado ou frio.www.abccmm.org.br
Paint Horse O cavalo paint horse é utilizado principalmente nas corridas planas, salto e trabalho. Provas funcionais, esportes como cavalgada e hobby familiar
Apatidão: Ideal para lida com gado, destaca-se por sua habilidade e versatilidade nas mais diversas provas: corrida, tambor e baliza, rédeas, apartação, entre outras.
É um cavalo forte, musculoso, versátil e muito inteligente, raça de porte médio.
Temperamento: dócil, inteligente e disposto.http://www.abcpaint.com.br
Percheron Percheron é uma raça de cavalo francesa originária da atual comuna de Perche, de onde herdou o nome. Trata-se de uma típica raça de cavalo de tração, e a mais conhecida das raças equinas francesas.
É um animal bem proporcionado, com ossos duros e de pé firme e forte, utilizado para carruagens e trabalho. Destinado a trabalhos agrícolas ou urbanos, é um trabalhador de grande envergadura, consagrado à tração de todo o tipo de carga. Quanto à sua constituição, a raça articula-se em dois tipos diferentes: o grande (Trait Percheron), de maior peso e altura, destinado à tração pesada; e o pequeno (Diligencier Percheron), de menores dimensões, para o tiro mais leve; em ambos casos seu temperamento é o mesmo. Seu aspecto é colossal, mas tem uma estrutura tão proporcionada que não aparenta ser tão pesado quanto de fato é. Em seu conjunto é compacto.
Pônei O pônei brasileiro é um cavalo destinado à iniciação de crianças na equitação podendo ser usado também em tração leve.
É um eqüino eumétrico, ágil, de bom temperamento para o serviço, dócil, com proporções equilibradas entre a altura da cernelha e o comprimento do corpo. Frente altiva e leve, bem aprumado e com angulações de membros que favorecem uma boa liberdade de movimentos ao passo, ao trote e ao galope.
www.ponei.org.br
Puro Sangue Lusitano O puro-sangue lusitano (PSL) é uma raça de cavalos com origem em Portugal. É o cavalo de sela mais antigo do Mundo, sendo montado aproximadamente há mais de cinco mil anos.Os seus ancestrais são comuns aos da raça Sorraia e Árabe. Essas duas raças formam os denominados cavalos ibéricos, que evoluíram a partir de cavalos primitivos existentes na Península Ibérica dos quais se supõe descenderem directamente o pequeno grupo da raça Sorraia ainda existente. Pensa-se que essa raça primitiva foi cruzada com cavalos “Bereber” oriundos do Norte de África e mais tarde tiveram também influência do árabe.

O puro-sangue lusitano apresenta aptidão natural para alta escola (Haute École) e exercícios de ares altos, uma vez que põe os membros posteriores debaixo da massa com grande facilidade. Assim, o Lusitano revela-se não só no toureio e equitação clássica, mas também nas disciplinas equestres federadas como dressage, obstáculos, atrelagem e, em especial, equitação de trabalho, estando no mesmo patamar que os melhores especialistas da modalidade.

http://www.associacaolusitano.com.br
Quarto de milha O Quarto de Milha tem extrema docilidade, conseguindo partidas rápidas, paradas bruscas, grande capacidade de mudar de direção e enorme habilidade de girar sobre si mesmo.É adaptável a qualquer situação, transformando-se em instrumento de força, transporte e difícil de ser derrotado em provas eqüestres, além de melhorador de plantel. Considerado o cavalo mais versátil do mundo, é usado nas modalidades de Conformação, Trabalho e Corrida.

Desde sua origem, a raça Quarto de Milha tornou-se ao longo dos anos um ponto de referência mundial entre todas as espécies equinas, fruto de suas inúmeras qualidades genéticas, como a marcante estrutura morfológica, velocidade, docilidade e, principalmente, por sua versatilidade em executar funções atléticas nas mais variadas modalidades. No Brasil, alguns exemplares fizeram e ainda fazem parte da história, tornando-se ícones na reprodução e que mereceram ser homenageados pela ABQM no Hall da Fama.

www.abqm.com.br

Conheça mais sobre o mundo dos cavalo, https://vedovatipisos.com.br/categoria/noticias-artigos/cavalos/

Ver comentários

Compartilhar

Postagens recentes

7 Motivos para escolher os pisos Vedovati em academias

Ao projetar uma academia, a escolha do piso é uma das etapas mais cruciais para…

% dias atrás

7 dicas para atrair mais alunos para sua academia

Se você é dono de academia, sabe o quanto é importante manter sua clientela e…

% dias atrás

Benefícios do uso do piso de borracha para gado de corte

O bem-estar animal é uma preocupação crescente no setor de produção de alimentos. E para…

% dias atrás

Como a Vedovati pode ajudar na melhoria do bem-estar animal em fazendas de gado leiteiro

A Vedovati é uma empresa especializada em soluções para a pecuária, incluindo produtos para melhorar…

% dias atrás

Como o manejo sanitário impacta a produtividade na criação de gado leiteiro

A criação de gado leiteiro é uma atividade de extrema importância para a economia do…

% dias atrás

Porquê usar pisos de borracha Vedovati para sua fazenda ou haras: 6 razões essenciais

Os pisos de borracha Vedovati são, a cada dia, mais apontados como uma excelente alternativa…

% dias atrás