Categorias: Cavalos

Como Domar Cavalos – O guia completo para iniciantes

Domar cavalos não é uma tarefa fácil e é recomendado que não se faça sozinho. O peso do animal e sua animosidade natural fazem com que a sua violência possa ser fatal para o homem.

Um coice de cavalo no local errado pode matar uma criança e até um homem de 100 quilos. Logo, todo cuidado é pouco.

De modo geral, existem basicamente duas formas de como domar cavalos, independente do tamanho da sua fazenda e da sua criação de cavalos. Que são conhecidas como a doma tradicional e a doma racional.

O primeiro tipo de doma exige a velha agressividade, força e, muitas vezes, o uso da violência para poder domar o animal.

O segundo é uma forma mais racional de dominar o cavalo, usando racionalidade no lugar da violência. Em suma, tornar-se confiante para o cavalo é fundamental.

Segundo especialistas do ramo, a doma racional é mais eficaz do que a doma tradicional. Mas para isso é preciso que o dono use métodos para conquistar a confiança do cavalo e assim fazer com que ele siga suas ordens.

As técnicas para tanto são: criar exercícios que deixem claro na cabeça do cavalo a repetição de movimentos, de práticas que o façam ganhar tempo e o cansem ao ponto dele passar a obedecer os comandos.

É preciso aprender a entender o animal e trabalhar os comandos de acordo com essa percepção.

Os cavalos são animais que fascinam muitas pessoas. Além de muito bonitos, também proporcionam momentos incríveis de diversão e descontração. Porém, antes de sair cavalgando com o seu amigo, como nos filmes de Hollywood, é importante saber como domar os cavalos.

E é exatamente isso que você vai aprender a partir de agora neste guia completo.

Você tem cavalos? A cama dos seus cavalos é um problema para você?

Nós ajudamos apaixonados por cavalos a reduzir/eliminar o trabalho que dá a cama tradicional, substituindo pela cama de borracha, e também proporcionando um ambiente mais saudável, sem poeira e sem umidade.

A cama de borracha Vedovati é usada e indicada por veterinários e criadores desde 1997, oferecendo economia aos proprietários e saúde aos animais.

FALE AGORA COM UM ESPECIALISTA

A técnica Horsemanship

A técnica Horsemanship, também conhecida como doma de cavalos avançada, é um método inovador de adestramento de cavalos. E que tem se tornado popular pois não requer o uso da força, da coação e de maus tratos aos animais.

Essa técnica trabalha através do desenvolvimento de um relacionamento de confiança entre domador e cavalo. Os cavalos adestrados por meio dessa técnica aprendem por meio de sugestões de palavras-chaves e exercícios repetitivos.

Ao invés da forma de doma tradicional, que usa de força, coação e muitas vezes maus tratos aos animais.

Criada a relação de confiança entre o domador e o cavalo, o aprendizado por meio de palavras-chaves e a doma do animal não só é possível, como é muito mais fácil e rápido do que através da doma que usa de força.

Isso porque a horsemanship promove uma verdadeira interação entre homem e cavalo.

Quando eles se sentem parte do processo de vitória passam a obedecer os comandos de maneira mais inteligente. A forma como essa doma é realizada está baseada no entendimento dos instintos dos animais.

Os instintos de movimentos podem ser conduzidos através de indicações de palavras chave.

Esse tipo de doma é realizado através do reforço de ideias, ou seja, de repetir sempre ações acompanhadas de palavras.

Poderíamos definir como um treinamento como o dos cães que a partir de palavras obedecem a comandos. Apesar de ser um método relativamente mais lento de doma compensa muito, pois se pode ter a certeza de a longo prazo ter conquistado a confiança e a amabilidade do animal.

Lembre-se sempre que se você transmite confiança terá um animal confiante, mas se transmitir agressividade terá um animal agressivo.

Redondel para Cavalo: fundamental para a doma de equinos

Independente da técnica adotada para o treinamento dos equinos, é essencial ter um redondel para a doma de cavalos.

Um redondel é um curral circular com piso batido de terra, areia, ou com grama. A cerca lateral de um redondel costuma ser feita com madeira, embora alguns criadores usam barras de ferro.

O diâmetro desse curral pode variar bastante de acordo com o espaço disponível, e os recursos da fazenda. Entretanto, normalmente o diâmetro costuma ficar entre 12 até 35 metros.

Ele é fundamental para a doma de cavalos pois proporciona um ambiente seguro para o trabalho com o animal. Tanto para o domador de cavalos, quanto para o cavalo que vai ser domado, independente da técnica adotada.

A razão dessa segurança é que o redondel não possui bordas nem cantos, permitindo uma movimentação mais livre. Ao mesmo tempo, reduz o espaço total em que o animal consegue se movimentar, facilitando o contato entre domador e cavalo.

E claro, facilita a execução de exercícios e treinamentos durante o processo de doma do animal.

Além disso, o redondel ainda possui outros benefícios como:

  • Incentiva o relaxamento do cavalo durante o processo de doma
  • Facilita a avaliação do cavalo e a evolução do animal nos treinos por parte do treinador de equinos
  • Ajuda a construir mais facilmente o relacionamento entre o cavalo e o domador.

Primeiros passos para domar um cavalo na técnica Horsemanship

Preparou o redondel para doma de cavalos na sua fazenda, e já selecionou os animais que vão ser adestrados?

Então confira agora o passo a passo para conquistar a confiança e estabelecer um relacionamento entre você e seus equinos. E assim, entender exatamente como domar cavalos através do método Horsemanship.

Ganhe a confiança do cavalo

A primeira etapa para o sucesso dessa técnica é conquistar a confiança do animal. Que será a base para favorecer e facilitar a doma do cavalo ao longo do processo.

Para começar, o domador deve passar algum tempo com o cavalo todos os dias. No início, é bom que apenas fique perto dele e escove seu pelo.

A escovação do pelo conecta o cavalo ao dono, fortalecendo o vínculo entre os dois. Deixe-o por perto enquanto você trabalha no pasto — assim, ele aprenderá a confiar em você.

Converse com ele e conforte-o sempre que ele se assustar com alguma coisa. Lembre-se do seguinte:

  • Cavalos são considerados como presas na natureza, por isso se assustam com facilidade. Se seu cavalo não conviver com pessoas desde o nascimento, tenderá a ter medo delas.
  • Ainda que o cavalo ou potro seja jovem demais para ser treinado, você pode conviver com ele para ganhar sua confiança e acostumá-lo à presença de outras pessoas.
  • Antes de começar o treinamento, passe um bom tempo junto do animal para ganhar sua confiança.
A segurança vem em primeiro lugar

Depois de conquistada a confiança do cavalo, é hora de dar o próximo passo na doma pelo método Horsemanship. Que é o de garantir a segurança do domador durante o treinamento.

Cavalos são animais poderosos e podem ferir pessoas gravemente com facilidade. Por isso, sempre que estiver treinando e domando um animal, lembre-se de tomar algumas precauções para garantir sua segurança.

Essas dicas abaixo vão te manter seguro:

  • Procure ficar dentro do campo de vista dele na maior parte do tempo.
  • Se não for possível ficar sempre no campo de visão do cavalo, corra a mão ao longo do corpo dele, a fim de que ele não perca a referência da sua posição
  • A posição mais segura para se estar é ao lado esquerdo, alinhado à orelha e perto da cabeça do cavalo. Nesse lugar, ele o enxergará facilmente.
  • Converse com o animal sempre que estiver fora do campo de vista dele. Isso ajuda o animal a conseguir saber onde você está.
  • Não passe por trás do cavalo e nem fique parado à frente da cabeça dele.
  • Não se ajoelhe e nem fique sentado perto do cavalo. Quando for necessário mexer nos cascos dele, curve-se para a frente em vez de se agachar.

Pronto, desse modo, você garante uma maior segurança durante todo o processo de doma do cavalo.

Dê um passo de cada vez

Domar um cavalo pode ser um processo demorado, e cada etapa tem de ser totalmente concluída antes de começar a próxima, necessita de muita paciência.

Cada novo comando que o cavalo aprende deve ter alguma relação com o anterior. De forma que ele consiga se adaptar a todo o conjunto de comandos que receberá ao ser montado e cavalgado, por exemplo.

Lembre-se de que o objetivo do treinamento é fazer com que o animal fixe novos hábitos.

De outro modo, o treinamento não será bem-sucedido, por isso, sempre mantenha em mente o seguinte:

  • Nunca desista: O cavalo aceitará certas etapas do treinamento melhor que outras. Quando se começa a treinar um cavalo, você está assumindo um compromisso enorme, então não importa os obstáculos, desistir não é opção.
  • Encerre cada lição com sucesso: Termine cada sessão logo após um progresso, por menor que seja — como conseguir pôr o cabresto perto da cabeça do cavalo.
Nunca fique irritado com o cavalo

Jamais grite, agrida, atire objetos ou seja agressivo com o animal. Isso poderia assustá-lo e desfazer a confiança que você conquistou tão arduamente. Converse com o cavalo num tom de voz calmo e baixo.

Se o cavalo desobedecer às suas ordens, corrija-o com calma, sem demonstrar agressividade. Faça um som de “shhh” para sinalizar ao animal que ele fez algo de errado.

Recompense cada sucesso

Dar reforços positivos, como petiscos e carinho, faz com que o cavalo o obedeça mais facilmente. Além de estimular que ele tenha um bom comportamento durante o seu processo de doma.

Reforços negativos, como um empurrão com os dedos ou um tapinha, também podem ser empregados em algumas situações. Desde que esses reforços negativos não deixem o cavalo assustado.

Se você estiver montado, pode puxar as rédeas ou pressionar o animal com as pernas levemente.

Jamais use reforços negativos que amedrontam ou causam dor. Além do mais, tais reforços devem ser constantes e firmes, nunca abruptos.

Mantenha o gesto negativo até que o cavalo se corrija e pare imediatamente após ele realizar o comando corretamente.

Treinando o cavalo para aceitar o cabresto

Depois de ganhar a confiança do cavalo, aprender as medidas de segurança e dar os primeiros passos no treinamento, é hora de avançar.

E seguir para as próximas etapas de como domar cavalos com a técnica Horsemanship.

Habitue o animal às suas mãos

O primeiro passo para pôr o cabresto no cavalo é acostumá-lo a ter as mãos do dono em sua cabeça, orelhas e pescoço.

Faça isso lentamente. Nunca saia do campo de vista do animal e não o assuste.

Eleve as mãos até ele lentamente — o cavalo se sentirá ameaçado se suas mãos se aproximarem muito rápido.

Repita esse procedimento até que você possa tocar o animal sem problemas.

Faça elogios sempre que o cavalo obtiver alguma melhora. Até as melhoras que parecem insignificantes, como conseguir aproximar a mão mais alguns centímetros do rosto do cavalo ou tocá-lo por alguns segundos, precisam ser elogiadas.

Ainda, mantenha o hábito positivo de recompensar cada sucesso do cavalo com petiscos.

Acostume o cavalo ao cabresto

No início, deixe o cavalo ver e farejar o cabresto nas suas mãos. Faça isso por alguns dias, com a intenção de que o cavalo reconheça que o objeto não é perigoso.

Depois, tente colocar cabresto sobre a cabeça e o focinho do animal, sem afivelá-lo. Quando, por fim, o cavalo parecer confortável assim, você poderá afivelar o cabresto.

Algumas tentativas podem ser necessárias até o cavalo permitir que o domador coloque o cabresto. Por isso, é importante manter a calma e a paciência com o animal, enquanto tenta progredir um pouco a cada dia.

Quando for possível prender o cabresto com facilidade, deixe ele na cabeça do cavalo por alguns dias.

Apresente as rédeas ao cavalo e coloque o freio e sua coroa

Comece a habituá-las juntamente com o cabresto, também colocando-as no rosto do animal.

Com muita delicadeza, tente fazer o cavalo abrir a boca para receber o freio.

Além das rédeas, o bicho também tem de se familiarizar com o freio.

Lentamente, coloque-o na boca do animal. No início, deixe-o lá por apenas alguns minutos, e vá aumentando esse período gradativamente.

Colocar melado no freio é um modo de estimular o cavalo a aceitá-lo e de tornar a experiência mais agradável para ele. Esse pequeno truque pode acelerar bastante o tempo que leva até o cavalo se acostumar com o freio.
Uma vez que o freio possa ser colocado sem resistência por parte do cavalo, coloque a coroa do freio. Não afivele as tiras por enquanto.

Acostume o cavalo ao novo objeto até que você possa afivelar as tiras. Lembre-se de que isso só deve acontecer depois que o animal deixar de estranhar a sensação da coroa em sua cabeça e orelhas.

Ensinando o cavalo a charretear

O charreteado é o processo em que o treinador conduz o cavalo por uma arena com a intenção de consolidar o domínio sobre ele. Também conhecido como doma de baixo, o charreteado permite ao treinador conduzir o cavalo por uma arena durante o treinamento.

No caso da doma de cavalos, o charreteio deve ser feito dentro do redondel preparado para o processo. Assim, fica mais fácil controlar a condução do cavalo enquanto ele está aprendendo os movimentos.

É importante evitar que o cavalo sinta desconforto ou dor por conta do cabresto. Pois se ele estiver desconfortável ou com dor, o animal pode começar ter medo de charretear.

E aí, a doma do cavalo fica estagnada, podendo ser comprometida por um tempo.

Existem algumas dicas que podem ajudar a evitar que o uso do cabresto seja desconfortável para o animal.

Uma delas é mover o corpo junto com o cavalo para que a tensão da corda seja sempre homogênea. Eventualmente, o animal vai se acostumar a ir para onde é guiado em vez de puxar a corda.

Charreteie o cavalo

Ao charretear o cavalo, faça com que ele siga uma trajetória circular com o maior raio possível. Já que um círculo pequeno poderia provocar lesões nas pernas, ligamentos e tendões do cavalo.

O diâmetro do círculo deve ser de, pelo menos, 18m. Por isso mesmo, é recomendado que o redondel tenha um diâmetro total um pouco maior que 20 metros.

Procure charretear o cavalo pelo menos uma vez ao dia, sempre usando a linguagem corporal para direcioná-lo e controlar sua velocidade.

Com o passar do tempo tente fazer com que o cavalo galope numa velocidade cada vez maior. Até que ele possa trotar apenas se guiando por seus comandos.

  • Se possível, pratique o exercício acompanhado de alguém experiente com cavalos. Peça a ele para ficar atrás ou perto de você. Sempre que o cavalo fechar o círculo, a pessoa deverá caminhar na direção dele até que ele retome a trajetória normal.
  • Nunca toque o animal durante o charreteado: todos os comandos devem ser dados através da corda e da linguagem corporal.
  • O charreteado é um exercício de confiança: a cada vez que o cavalo fizer o que se espera dele, interrompa o contato visual e diminua a pressão exercida nele.
  • Não faça o cavalo andar na mesma direção por mais do que 10 minutos consecutivos. Uma vez que essa atividade exige muito do corpo do animal, ele terá de praticar muito antes que possa andar por períodos mais longos.
  • O charreteado não deve demorar mais do que 15 ou 20 minutos.
Treine o cavalo para obedecer comandos

Ensino o cavalo a andar ao seu lado apropriadamente enquanto você o conduz com uma corda.

À medida que ele anda em círculos à sua volta, transmita a ele alguns comandos de voz. Ensine as palavras “pare”, “fique”, “ande” e “volte”.

Priorize os comandos de parar e andar antes de passar para os seguintes. Ao fim desta etapa da técnica Horsemanship, você poderá ensinar comandos mais rápidos, como o “trote”.

Evite usar comandos muito parecidos, como é o caso de “trote” e “volte”. O cavalo pode ficar confuso, uma vez que o som de tais palavras é tão similar.

Se quiser, pode substituir termos como “volte” pela palavra “recuar”. Além disso, temos como “ôa!”, som utilizado para que o cavalo pare ou desacelere, devem ser empregados apenas quando você estiver montado.

Ensine o animal a respeitar seu espaço

Durante os treinos e todo o processo de doma, o cavalo colocará a superioridade e autoridade do treinador à prova.

Para disputar a liderança com você, o cavalo poderá empurrá-lo com o ombro. Esse é um tipo de atitude extremamente comum do animal, e que é conhecido por quem sabe como domar cavalos.

Em tais situações, você deve mostrar que é o líder: se o cavalo se aproximar de você, pressione as costelas dele, a cerca de 30 cm do ombro.

Os líderes de manadas selvagens investem contra essa região para repreender os outros cavalos. O animal deverá se deslocar para o lado e dar a você algum espaço.

Ensine ao cavalo como responder à pressão

A pressão é transmitida ao cavalo através do cabresto, então prenda uma corda a essa peça e pare à direita dele, perto de sua orelha e olhando na mesma direção que ele.

Segure a corda a alguns centímetros do grampo. Puxe-a para a direita, para longe de você; o cavalo eventualmente cederá à pressão e virará a cabeça para a direita.

Assim que ele o fizer, libere a pressão da corda e ofereça alguma recompensa.

  • Repita o processo do lado esquerdo. Puxe a corda para longe do corpo do animal e ele deverá virar a cabeça para a esquerda.
  • Depois de ensinar o truque em ambos lados, o cavalo aprenderá a olhar na sua direção.
  • Repita o processo à frente e atrás do cavalo.
  • O cavalo aprenderá a deslocar a cabeça na direção de onde a corda é puxada para diminuir a pressão no cabresto.

Treinando o cavalo para aceitar a sela

Depois que o cavalo já está acostumado com o cabresto, e que você já consegue fazer com que ele responda a comandos através do cabresto, é hora do próximo passo.

Que é fazer com que o animal aceite a sela de montaria sem dificuldades.

Apresente a sela

O cavalo deverá se familiarizar com o peso e o som da sela em seu lombo. Assim como fizera com o cabresto e com o freio, dê ao cavalo um certo tempo para se acostumar com o som, o cheiro e a aparência da sela.

Uma vez que ele esteja acostumado ao objeto, segure a sela acima do lombo do animal, sem deixar que ela toque nele.

Coloque o baixeiro ou a manta no lombo do cavalo

Quando o cavalo deixar de estranhar a sela, coloque o baixeiro no lombo do cavalo e deixe-o lá por alguns minutos. Caso a reação do cavalo seja positiva, remova o baixeiro.

Repita o processo várias vezes e de ambos os lados para que o cavalo se acostume a ser selado de ambas maneiras.

Se o cavalo ficar apavorado a ponto de a situação fugir do controle, remova o baixeiro rapidamente e tente de novo quando ele estiver mais calmo.

Se você quer um tipo de sela mais bonita, recomenda-se o uso do baixeiro, que costuma ter um acabamento melhor do que a manta.

No entanto, ele é menos confortável para o cavalo, e portanto deve ser apresentado ao animal junto com a sela. Se a sela se ajustar perfeitamente ao lombo do cavalo, o uso da manta ou do baixeiro é dispensável.

Coloque a sela no cavalo

Apresente a sela pacientemente, sempre acariciando e falando com o cavalo para acalmá-lo.

Deixe a peça por apenas alguns minutos, depois a remova. Repita o processo em ambos lados do cavalo.

Nesta etapa, remova todas as tralhas e ferragens da sela.

Afivele o látego no cavalo lentamente

Aperte o látego um pouco mais a cada dia, especialmente se o cavalo parece inquieto. Caso o animal ainda esteja muito apavorado, solte o látego e volte a deixar a sela desamarrada no lombo do cavalo.

Quando o cavalo permitir que o látego seja completamente afivelado, incline-se contra o corpo do cavalo, apoiando-se nele.

Habitue o cavalo aos estribos

Faça o charreteado com a sela e os estribos. Isso ajudará o cavalo a se acostumar com a sensação de carregar tais objetos. Além disso, comece a colocar os outros acessórios na sela.

Realize cada etapa do processo lentamente. Sempre espere o cavalo perder o medo de um elemento da sela antes de introduzir outro. E nunca adicione mais de um elemento de uma vez.

Isso é essencial na forma de como domar cavalos pelo método Horsemanship.

Charreteie com a sela

Exercite o animal selado quando ele for capaz de permanecer assim por longos períodos. Faça o máximo de charreteios que for possível durante essa etapa da doma do cavalo.

Treinando o cavalo para ser montado

Prepare o cavalo para a montaria

Até aqui, você interagiu com o cavalo do chão, no nível dos olhos dele. Leve o cavalo para perto de algo em que você possa subir, como uma cerca de madeira.

Escale o objeto até ficar numa altura acima da cabeça do cavalo.

Coloque peso no lombo do animal

Peça ajuda de um cavaleiro experiente para ensinar o cavalo a se acostumar ao peso de uma pessoa.

Num primeiro momento, o cavaleiro deve apenas se debruçar sobre a sela (em vez de se sentar nela).

Peça que ele faça isso com gentileza para que o cavalo não se assuste. Quando o cavalo aceitar o peso, acaricie-o e dê recompensas ao animal.

Peça que o cavaleiro monte no cavalo

Em primeiro lugar, o cavaleiro deve pôr seu pé esquerdo no estribo. O próximo passo é passar o outro pé por cima do animal, sem chutá-lo, e sem impor uma pressão desigual em seu lombo, para depois encaixar o pé direito no outro estribo.

O cavaleiro deve ficar curvado todo o tempo, uma vez que o cavalo se espantaria caso o enxergasse.

Além do que, a pessoa deve se apoiar na sela e não nas rédeas, uma vez que isso também poderia assustar o animal.

Cavalgue lentamente

Com o cavaleiro montado, conduza o cavalo devagar. Aos poucos, afaste-se do animal.

Peça que o cavaleiro apanhe as rédeas e puxe-as devagar e com cuidado, a fim de que o cavalo não se assuste.

Para que o cavalo comece a andar, ele deverá dar um comando verbal e apertá-lo levemente com as pernas.

Tente montar

Agora que um cavaleiro experiente sondou o terreno, é a sua vez de montar.

Montar um cavalo pela primeira vez pode ser perigoso e só deve ser feito com a supervisão de um domador ou cavaleiro profissional. Suba com cuidado, evitando chutar o lombo do cavalo ou puxar as rédeas. Ande com o animal por alguns passos, pare e desça.

Aumente gradativamente o período em que você permanece montado ao longo das próximas semanas ou meses. Só tente cavalgar rapidamente depois que o cavalo parecer confortável andando em velocidade normal.

Pode ser necessário um ano de treinamento (ou mais) até que você possa trotar e andar a galope com o animal em questão. Não tente acelerar o processo, já que isso poderia levar o cavalo a desenvolver medos ou vícios.

Dicas úteis

  • Use comandos de uma palavra e use a mesma palavra sempre para que o cavalo não fique confuso.
  • Tranquilize o cavalo se ele abaixar as orelhas ou demonstrar outros sinais de medo.
  • Alguns cavalos toleram sessões de treinamento mais longas que outros. Aprenda a detectar os sinais que seu cavalo emite quando está cansado.
  • Faça exercícios de aquecimento antes da sessão de treinamento e, ao final dela, faça exercícios de relaxamento.
  • Antes de apresentar um novo comando, pratique e reveja aqueles que o cavalo já domina e use-os como base para o comando a ser ensinado.
  • Antes de montar no animal pela primeira vez, salte para o alto algumas vezes ao lado dele. Depois de saltar, dê uns tapinhas leves na sela. Desse modo, ele não se assustará quando você subir nele.
  • O cavalo precisa saber quem é que manda: se ele se recusar a executar algum comando, não interrompa a sessão. Isso daria ao animal a impressão de que ele pode abandonar o treinamento quando quiser.
  • É improvável que você venha a domar o cavalo se não tiver experiência. É melhor pagar um domador do que se arriscar a levar um coice ou ser pisoteado.

Avisos

  • Cavalos leem os sinais que transmitimos através de nossas emoções e linguagem corporal. Se você ficar tenso e ansioso, o cavalo também ficará.
  • Fique alerta e preste atenção à linguagem corporal. Quando notar que o cavalo está de orelhas abaixadas ou batendo as patas dianteiras no chão, acalme-o. Se a sessão tiver durado muito tempo ou se o animal parecer irritado, em pânico ou confuso, faça uma pausa. Lembre-se de que a doma do cavalo requer paciência, não força bruta.
  • Nenhum cavalo pode ser montado antes dos dois anos de idade. Montá-lo antes disso pode deixá-lo lesionado para o resto da vida.
  • Seja cuidadoso quando o cavalo estiver de orelhas abaixadas. É normal que o cavalo vire as orelhas para trás — isso apenas indica que ele está prestando atenção ao que se passa atrás de si. As orelhas abaixadas, por outro lado, denotam medo e agressividade — que pode se voltar contra você ou contra outros cavalos.

Baias para cavalos

Se você já tem ou está pensando em adquirir um cavalo, confira o artigo especial que preparamos sobre como construir e realizar a manutenção!

Quero saber mais sobre baias para cavalos!

Ver comentários

  • Primeiro passo já coloca o freio? Piada isso kkkkk onde vc viu está método? Cafe o redondel? Quanta bobeira,,, apaga esse post

Compartilhar

Postagens recentes

7 Motivos para escolher os pisos Vedovati em academias

Ao projetar uma academia, a escolha do piso é uma das etapas mais cruciais para…

% dias atrás

7 dicas para atrair mais alunos para sua academia

Se você é dono de academia, sabe o quanto é importante manter sua clientela e…

% dias atrás

Benefícios do uso do piso de borracha para gado de corte

O bem-estar animal é uma preocupação crescente no setor de produção de alimentos. E para…

% dias atrás

Como a Vedovati pode ajudar na melhoria do bem-estar animal em fazendas de gado leiteiro

A Vedovati é uma empresa especializada em soluções para a pecuária, incluindo produtos para melhorar…

% dias atrás

Como o manejo sanitário impacta a produtividade na criação de gado leiteiro

A criação de gado leiteiro é uma atividade de extrema importância para a economia do…

% dias atrás

Porquê usar pisos de borracha Vedovati para sua fazenda ou haras: 6 razões essenciais

Os pisos de borracha Vedovati são, a cada dia, mais apontados como uma excelente alternativa…

% dias atrás