Academias

Evite acidentes na academia: 4 cuidados que você deve tomar hoje mesmo

Todo proprietário deseja saber exatamente como prevenir e evitar acidentes na academia. Afinal, ocorrências desse tipo podem causar sérias lesões nos alunos. O que tira o prestígio e o valor do estabelecimento, além de fazer a academia ficar com uma imagem ruim de que não é segura.

Porém, você que possui a sua academia precisa saber que não há o que temer. Pois é possível eliminar riscos e prevenir acidentes em seu negócio.

Neste artigo, reunimos alguns dos principais cuidados para evitar acidentes na sua academia.

Confira.

1# Faça verificações e manutenção preventiva nos equipamentos da sua academia

Cheque sempre o estado dos equipamentos da sua academia

O primeiro cuidado da nossa lista de como evitar acidentes na academia é também um dos mais simples.

Defina um intervalo de tempo e faça uma verificação cuidadosa dos equipamentos que você dispõe na sua academia. Cabos de aços podem começar a ceder em alguns equipamentos, soltando-se fio a fio até que se arrebentem por completo, causando um acidente como uma queda ou outro tipo de lesão.

É importante saber que os equipamentos da academia sofrerão desgastes com o tempo, é o natural. E assim, é preciso verificar os mesmos em intervalos regulares de tempo.

E então, aqueles que apresentarem defeitos e possíveis riscos aos alunos da academia, passem por um processo de manutenção ou mesmo troca.

2# Sempre mantenha um profissional para orientar os alunos

Quem tem uma academia de musculação sabe bem que receberá alunos sedentários em algum momento. Pessoas que nunca fizeram um treino de rosca, bíceps, costas, etc em um aparelho de academia.

E sabe também que a prática errada desses exercícios pode levar os alunos a lesões de gravidade variada. Bem como acidentes causados por, só pra citar um exemplo, tentar erguer uma barra de supino muito mais pesada do que a pessoa suporta.

Ainda nesse exemplo, a pessoa pode simplesmente acabar por deixar a barra cair sobre o peito. E o estrago que pode ser feito nesse acidente é muito sério. Se cair no pescoço pior, podendo levar o aluno até a morte.

Assim, o nosso segundo cuidado de hoje para evitar acidentes na academia é ter um profissional para orientar os alunos.

Ou seja, alguém que possa avaliar os alunos e passar o treinamento adequado e no limite certo que eles podem suportar.

3# Fique atento aos vestiários

Vestiários podem ser locais muito propensos a acidentes na academia, portanto fique atento

Muitas academias e clubes possuem vestiários com itens como boxes para alunos tomarem banho e armários para que guardem suas roupas.

Donos de academia precisam ter um cuidado especial com esses ambientes para evitar acidentes na academia. O tamanho do vestiário, para começar, deve ser adequado e suficiente para que os alunos possam circular por ele.

O espaço internos dos armários também precisa ser suficiente para que os alunos guardem suas coisas enquanto treinam. Pois do contrário, pessoas podem tropeçar em mochilas que ficam colocadas no chão por falta de opção.

Tome cuidado ainda para que o vestiário e os boxes de chuveiro não fiquem molhados ou escorregadios. Quedas com lesões sérias podem ser provocadas por conta de pisos molhados e derrapantes.

E falando nisso…

4# Utilizar os pisos corretos na academia

O último cuidado para evitar acidentes dentro da academia é o uso correto de pisos pelos ambientes.

Como você viu no cuidado anterior, é importante verificar alguns fatores de risco em vestiários. E um deles é justamente o piso, pois o vestiário é um local que costuma ficar bastante molhado e com frequência.

E isso pode ocasionar escorregões e quedas onde o aluno pode se machucar de várias formas diferentes. E quedas graves, que causam ferimentos mais sérios podem render problemas para a academia.

Como por exemplo, perda de alunos por conta da imagem prejudicada da academia, ações na justiça e feedbacks negativos em sites como o Reclame aqui. O que torna a prevenção de acidentes não só necessária, como essencial para a manutenção da segurança dos alunos, bem como imagem da academia.

Uma boa forma de  prevenir acidentes é pelo uso dos pisos corretos de acordo com o ambiente da academia. Para vestiários, pisos antiderrapantes e drenantes como os EPV-5, EPV-13 e EPV-17 que podem ser encontrados aqui, onde reunimos as melhores opções de pisos para vestiários e banheiros.

Claro, também é preciso contar com o piso certo nos demais espaços da academia.  Especialmente onde ficarão os aparelhos de musculação. É importante que eles estejam bem colocados sobre o piso certo para evitar possíveis acidentes.

Quer saber mais sobre pisos específicos para academias? Então confira nosso post sobre pisos para uma das práticas mais populares nas academias, o crossfit.

Para ler o post basta clicar no link abaixo.

➥ Quero descobrir qual o melhor piso para box de crossfit agora mesmo

Compartilhar

Postagens recentes

7 Motivos para escolher os pisos Vedovati em academias

Ao projetar uma academia, a escolha do piso é uma das etapas mais cruciais para…

% dias atrás

7 dicas para atrair mais alunos para sua academia

Se você é dono de academia, sabe o quanto é importante manter sua clientela e…

% dias atrás

Benefícios do uso do piso de borracha para gado de corte

O bem-estar animal é uma preocupação crescente no setor de produção de alimentos. E para…

% dias atrás

Como a Vedovati pode ajudar na melhoria do bem-estar animal em fazendas de gado leiteiro

A Vedovati é uma empresa especializada em soluções para a pecuária, incluindo produtos para melhorar…

% dias atrás

Como o manejo sanitário impacta a produtividade na criação de gado leiteiro

A criação de gado leiteiro é uma atividade de extrema importância para a economia do…

% dias atrás

Porquê usar pisos de borracha Vedovati para sua fazenda ou haras: 6 razões essenciais

Os pisos de borracha Vedovati são, a cada dia, mais apontados como uma excelente alternativa…

% dias atrás