Cavalos

Manual de Limpeza de cocheiras com EBV

As camas de borracha para equinos são as últimas tendências em tecnologia para estábulos, por proporcionarem mais conforto e segurança para os animais, e economia em limpeza e gastos veterinários para os criadores/proprietários.

Neste manual, você encontra orientações para instalação do EBV – Estrado de Borracha Vedovati, limpeza e higienização do piso de acordo com as orientações do PLDB (Programa de Limpeza e Desinfecção de Baias). É importante que você leia atentamente para construir um ambiente mais completo para seus cavalos.

Importância da higienização e limpeza da baia

“A higienização das baias é de suma importância para a saúde do animal.”

José Fernando Bassan – Médico Veterinário

 

A saúde e bem-estar dos equinos depende em grande parte do ambiente em que vivem. Como eles passam muito tempo estabulados, é importante garantir que o local esteja sempre arejado, limpo e confortável, evitando o acúmulo de matéria orgânica (urina, fezes e restos de alimentos) que podem causar diversas doenças, entre as mais comuns, as lesões de pele.

O primeiro passo para isso você já deu, ao investir no Estrado de Borracha Vedovati – EBV.  Além de confortável, o estrado permite uma higienização e limpeza mais completa do que as tradicionais camas de serragem, areia ou maravalha. Dessa forma, poderá implementar o PLDB, manutenção de cocheiras indicada para a criação de equinos.

Os EBVs suportam altas temperaturas, aproximadamente 80º C, permitindo a aplicação da técnica de desinfecção por água quente, vapor ou vassoura de fogo (espécie de maçarico grande), considerada a mais potente para o controle de moléstias infectocontagiosas. Por isso, os estrados representam uma verdadeira evolução para criadores e proprietários!

Uma baia limpa e bem cuidada demonstra:

  • Cavalos bem cuidados e mais felizes;
  • Dedicação e preocupação dos criadores para com seus cavalos;
  • Proximidade entre cavalos e proprietários;
  • Estábulos mais organizados.

Condições necessárias para instalar o EBV

O EBV drena imediatamente a urina, diminuindo o odor forte, além de crises de tosse e problemas respiratórios nos cavalos, muito comuns quando o estrume e a urina entram em contato com materiais das camas convencionais. Para se obter um bom resultado, é necessário que a baia possua contrapiso com desnível de aproximadamente 2% para um ralo, permitindo a drenagem automática da urina em qualquer ponto.  

Instalação

A instalação das placas não requer mão de obra especializada. Elas são colocadas soltas e diretamente sobre o piso até o preenchimento da área. Caso seja necessário realizar recortes, basta utilizar faca ou estilete, preferencialmente com a lâmina embebida em detergente para melhor deslize do utensilios.  

Adaptação

Se você está substituindo camas tradicionais pelo estrado de borracha nas suas cocheiras, faça um processo de adaptação para o animal não estranhar a mudança. Forre o estrado de borracha com o material usado anteriormente (serragem, areia, maravalha, etc.) e vá retirando diariamente um pouco de cada vez, até que reste somente a borracha.

PLDB (Programa de Limpeza e Desinfecção de Baias) – Como fazer a limpeza

 

Assim como a cama tradicional, a baia com EBV-Estrado de Borracha Vedovati tem que ser limpa no mínimo duas vezes ao dia, preferencialmente de manhã e à tarde.

Devem ser realizados dois sistemas de limpeza: limpeza diária e limpeza semanal.

  1. Limpeza diária das cocheiras- (sem retirar os estrados)
    1. Limpeza do piso e estrado de borracha

Recolha as fezes com uma pá e coloque em uma carriola. Depois, lave os estrados com jato de água (de preferência, utilize uma lavadora de alta pressão) e esfregue com a vassoura uma solução de desinfetante (confira no item 3 deste manual, os tipos de produtos comerciais à base de iodo, hipoclorito de sódio ou cresóis recomendadas para isso). Por fim, levante as placas e esguiche água por baixo para escorrer bem a urina e os resíduos de fezes para o ralo de drenagem da baia.

Observações

  • Todo estrume retirado das baias deve ser depositado em uma esterqueira longe das baias para não atrair moscas, evitar a transmissão de doenças e a propagação do odor.
  • Outra medida para evitar a proliferação de fungos e bactérias e, como consequência, a transmissão de doenças é polvilhar cal uma vez por dia no piso da baia após a lavagem.
  • Limpe regularmente os cascos dos animais.

 

    1. Limpeza de cochos e bebedouros:

Retire restos de alimentos dos cochos de ração, limpe com uma escova e água corrente a cada refeição, evitando que os resíduos da comida apodreçam e sejam ingeridos pelo animal.

Dica: Dê preferência a bebedouros de ferro, fibra ou plástico, que acumulam menos sujeira que os modelos de cimento, sendo mais fáceis de limpar.

  1. Limpeza semanal – retirando todas as placas do EBV-Estrado de borracha da cocheira
    1. Limpeza do piso e estrado de borracha

Após proceder ao sistema de limpeza diária, retire os estrados da baia e lave bem o contrapiso com os mesmos equipamentos e produtos citados para limpeza diária. Assim que a baia estiver seca, pode-se complementar a desinfecção passando a “vassoura” de fogo (conhecida também como lança-chamas, que ligado a um botijão de gás funciona como um maçarico), um dos métodos mais eficientes para eliminar possíveis parasitas e minimizar as chances de transmissão de doenças. Antes de colocar de voltar as placas nas baias, polvilhe cal no contrapiso.

    1. Limpeza de tetos e paredes

Passe a “vassoura” de fogo lentamente no teto e nas paredes, para queimar e eliminar por completo teias de aranhas e insetos. Cuidado: você deve contar com ajuda de pessoas experientes para evitar acidentes. Após esse processo, utilize uma vassoura comprida para retirar o que sobrou, mantendo o teto da baia claro e livre de pó e sujeira.

Precauções:

 

  • Não passe a “vassoura” de fogo na rede elétrica e em materiais combustíveis (madeira, plástico e fios).
  • Após o uso, deixe o registro do botijão fechado.

 

  1. Modo de preparo das soluções para desinfecção da instalação
a) solução de iodo
– Coloque 20 litros de água em um balde.
– Meça 200 ml de tintura de iodo a 10%.
– Coloque 200 ml de tintura de iodo no balde.
– Misture a solução utilizando um agitador de madeira.
b) solução de hipoclorito de sódio.
– Coloque 20 litros de água em um balde.
– Meça 200 ml de hipoclorito de sódio a 10%.
– Coloque 200 ml de hipoclorito de sódio no balde.
– Misture a solução.
c) solução de Creolina Pearson

– Coloque 20 litros de água em um balde.
– Meça 400 ml de creolina
– Coloque 400 ml de creolina no balde
– Misture a solução.

Creolina Pearson contém em sua fórmula alto poder germicida e antisséptico e possui ação comprovada contra microorganismos, mesmo na presença de matéria orgânica. Segundo orientação do fabricante, como germicida, utilizar soluções de 2,0% a 4,0% em água.

d) solução de Cruzwaldina Pearson

-Coloque 20 litros de água em um balde.
– Meça 600 ml de Cruzwaldina
– Coloque 600 ml de Cruzwaldina no balde
– Misture a solução.

Cruzwaldina Pearson é um desinfetante de alto poder germicida e antisséptico, tendo ação antimicrobiana mesmo na presença de matéria orgânica. Altamente econômico: excelente relação custo-beneficio. Desinfeta e afasta o mau cheiro, repelindo insetos. Segundo orientação do fabricante, utilizar uma solução na concentração de 30 ml, ou duas colheres de sopa de Cruzwaldina para cada litro de água.

 

A desinfecção deve ser feita pulverizando as instalações com uma das soluções citadas acima.

 

Precaução:

  • Na pulverização da solução desinfetante, o operador deve utilizar EPIs – Equipamentos de Proteção Individual (luvas, botas e máscara) para prevenir intoxicações.

Observações:

  • Produtos à base de hipoclorito de sódio são encontrados normalmente em empresas especializadas em limpeza profissional.
  • Produtos à base de cresóis são encontrados em lojas agropecuárias.
  • Para obter um bom resultado, siga as orientações do fabricante quanto à diluição, período residual e grau de toxicidade.
  • A “vassoura” de fogo também pode ser passada rapidamente no EBV.

O uso de desinfetantes deve-se limitar apenas ao piso da baia. Tenha cuidado para que o produto não caia no bebedouro ou cocho da baia do seu cavalo. Caso isso ocorra, ambos devem ser lavados para retirada de resíduos.

Compartilhar

Postagens recentes

7 Motivos para escolher os pisos Vedovati em academias

Ao projetar uma academia, a escolha do piso é uma das etapas mais cruciais para…

% dias atrás

7 dicas para atrair mais alunos para sua academia

Se você é dono de academia, sabe o quanto é importante manter sua clientela e…

% dias atrás

Benefícios do uso do piso de borracha para gado de corte

O bem-estar animal é uma preocupação crescente no setor de produção de alimentos. E para…

% dias atrás

Como a Vedovati pode ajudar na melhoria do bem-estar animal em fazendas de gado leiteiro

A Vedovati é uma empresa especializada em soluções para a pecuária, incluindo produtos para melhorar…

% dias atrás

Como o manejo sanitário impacta a produtividade na criação de gado leiteiro

A criação de gado leiteiro é uma atividade de extrema importância para a economia do…

% dias atrás

Porquê usar pisos de borracha Vedovati para sua fazenda ou haras: 6 razões essenciais

Os pisos de borracha Vedovati são, a cada dia, mais apontados como uma excelente alternativa…

% dias atrás